Polícia Civil deflagra operação Castelo de Cartas em Passo Fundo
POLÍCIA
112

Polícia Civil deflagra operação Castelo de Cartas em Passo Fundo

Cinco homens foram presos preventivamente

Por Juliano Girardi
19/02/2026 11:01
Compartilhar
        


Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, coordenada pelo delegado Venicios Demartini, deflagrou a operação Castelo de Cartas com o objetivo de desarticular uma associação criminosa investigada por crimes de extorsão, comércio e posse ilegal de arma de fogo.

A ofensiva contou com o apoio de delegacias vinculadas à 6ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, da Delegacia de Polícia de Torres, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Planalto (CRPO Planalto), além da Seção de Correição e da Corregedoria-Geral da Brigada Militar.

Cerca de 40 policiais civis e militares participaram da ação, que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, sendo dois deles contra policiais militares, e 13 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo.

Em um dos endereços, os agentes apreenderam grande quantidade de anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira, além de um revólver calibre .357, munições e mais de R$ 90 mil em dinheiro. Um homem foi preso em flagrante no local.

De acordo com a investigação, os trabalhos começaram em setembro de 2025, após a Draco prender em flagrante um indivíduo com diversas armas comercializadas ilegalmente. A apuração avançou e apontou o envolvimento de policiais militares nos crimes investigados, além da atuação de um grupo paralelo especializado em cobranças e extorsões.

Ao todo, cinco homens foram presos preventivamente e outro foi autuado em flagrante. As investigações seguem em sigilo até a conclusão e posterior remessa do inquérito policial ao Poder Judiciário.




Notícias Relacionadas