A comunidade de São Judas, no interior de Sertão, contabiliza os prejuízos após um forte temporal atingir a localidade no fim da tarde desta sexta-feira (13/02). A força do vento e o volume de chuva, que chegou a 70 milímetros, causaram estragos em propriedades rurais e levaram ao cancelamento do evento oficial.
Relato de Medo e Destruição
Em uma das propriedades mais atingidas, galpões vieram abaixo e diversas árvores foram arrancadas pela raiz. Uma moradora da comunidade descreveu os momentos de tensão, relatando que a água invadiu a residência devido à força do vento.
"A casa molhou, alagou o chão, porque as calhas não venceram e o vento dava contra a parede. Mas, graças a Deus, foi só isso. O vento passou pela frente da casa e foi para cima, pegando o mato e os vizinhos. Ali embaixo, mexeu no coberto da casa deles e se assustaram um pouco", relatou a moradora Tatiane Todero.
Ela destaca ainda que o prejuízo poderia ter sido catastrófico caso o fenômeno tivesse atingido outras estruturas da família. "Pegou em cheio no mato e derrubou um pedaço da estrebaria. Se tivesse pegado em cheio na casa e na agroindústria, pois passou entre as duas, poderia ter destruído tudo", desabafou.
Na propriedade do cunhado de Tatiane, uma árvore caiu sobre duas vacas que acabaram morrendo.
Evento Cancelado
Devido aos danos registrados na comunidade e à instabilidade climática, a organização da Festa da Colheita da Uva, que aconteceria neste sábado (14), anunciou o cancelamento do evento. Ainda não há informações sobre uma nova data para a festividade.
Fonte: Clube do Ouvinte