Primeira semana do inverno terá frio intenso e temperaturas negativas no estado
CLIMA
317

Primeira semana do inverno terá frio intenso e temperaturas negativas no estado

Nova estação começa oficialmente neste domingo e deve trazer chuva, massas de ar polar e marcas abaixo de zero em Tapejara ao longo da próxima semana

Por Belchyor Teston
21/06/2026 05:24
Compartilhar
        


O inverno começou oficialmente às 05h24min deste sábado (20), no Horário de Brasília, e traz consigo a expectativa de um período marcado por temperaturas baixas, geadas frequentes e a passagem de massas de ar polar pelo Rio Grande do Sul. As projeções meteorológicas indicam que a estação deve apresentar características típicas do inverno gaúcho, com episódios de frio intenso, especialmente entre junho e agosto.

Além das quedas acentuadas de temperatura, também são esperadas geadas em diversas regiões do Estado e a ocorrência periódica de frentes frias acompanhadas de chuva.

A tendência para os próximos dias reforça esse cenário. Uma nova massa de ar frio deve avançar sobre o Sul do Brasil, favorecendo temperaturas bastante baixas e formação de geada em várias áreas do território gaúcho.

Primeira semana do inverno em Tapejara

Em Tapejara, o início da estação será marcado por mudanças rápidas nas condições do tempo. Neste domingo (21), primeiro dia do inverno, o sol aparece entre nuvens e predomina durante a tarde. As temperaturas variam entre 6°C e 17°C.

Na segunda-feira (22), uma nova área de instabilidade provoca chuva ao longo do dia, com acumulado previsto em torno de 25mm. A partir da noite, o tempo volta a firmar e a temperatura começa a cair rapidamente. A mínima do dia ocorre justamente à noite, quando os termômetros devem registrar cerca de 4°C.

O frio ganha força entre terça-feira (23) e quinta-feira (25), acompanhado de longos períodos de céu claro. Na terça, a temperatura varia entre 1°C e 11°C. Na quarta-feira, os termômetros devem marcar entre 0°C e 11°C. Já na quinta-feira, a previsão indica mínima de -1°C e máxima de apenas 11°C, aumentando significativamente o risco de geada nas primeiras horas da manhã.

A partir de sexta-feira (26), o tempo segue firme e ensolarado, mas o frio perde intensidade gradualmente. As temperaturas ficam entre 2°C e 16°C na sexta-feira, entre 6°C e 21°C no sábado (27), quando a chuva pode retornar à noite.

No domingo (28), novas áreas de instabilidade devem provocar chuva, com acumulado próximo de 20mm. A tendência é de melhora entre a tarde e a noite, acompanhada de uma forte queda de temperatura. Os termômetros podem atingir -2°C no final do dia.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas