O senador Luiz Carlos Heinze, do Progressistas, defendeu o setor agropecuário brasileiro e afirmou que o país é referência mundial em sustentabilidade. A declaração foi dada em entrevista exclusiva à Rádio Tapejara, após a cerimônia de inauguração da unidade FATA 1 da Aurora Coop, na comunidade de São Silvestre.
Heinze destacou que o Brasil utiliza menos de 40% de seu território para agricultura, pecuária, industrialização e urbanização, preservando mais de 60% de suas áreas naturais. "É importante que o mundo reconheça que o Brasil é um dos países mais sustentáveis do mundo. Nós preservamos mais de 60% do território nacional", declarou o senador.
Ao mencionar a realização da COP30 no Pará, o parlamentar criticou a atuação de ONGs internacionais no debate sobre a Amazônia e defendeu a soberania brasileira sobre o bioma. "A Amazônia é brasileira. Queria ver se americanos, europeus ou chineses dariam parte de seus territórios para a comunidade mundial. Não dão! O Brasil tem condições de preservar e está preservando".
Apoio ao agronegócio brasileiro
O parlamentar aproveitou a oportunidade para elogiar agricultores e pecuaristas brasileiros, que, segundo ele, são responsáveis por manter o país como uma potência do agronegócio mesmo diante de desafios climáticos e econômicos. "Nós enfrentamos quatro estiagens, duas cheias, e não temos os subsídios que europeus, americanos e chineses têm. É importante cumprimentar nossos agricultores e pecuaristas pela capacidade de continuar produzindo e vendendo sob condições adversas", finalizou.
Assista à entrevista na íntegra no Facebook ou no Instagram.
Jornalismo Rádio Tapejara