A Brigada Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), o lançamento e apresentação da Operação Átria, no quartel de Marau. A operação visa reduzir os índices de violência praticada contra mulheres em razão do gênero e o feminicídio, através do policiamento preventivo e/ou repressivo e ações educativas, a serem realizados nos 12 municípios que integram o 3° Esquadrão.
Estiveram presentes no ato representantes da Polícia Civil, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e a imprensa local.
Segundo o comandante do 3º Esquadrão, Capitão Rudimar Pereira Aires, a operação é realizada em todos os municípios gaúchos neste mês em especial, por ser celebrado o Dia Internacional da Mulher. O comandante explica que ações serão desenvolvidas em todos os dias uteis do mês de março, através de palestras, panfletagens ou debates, com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a problemática.
De acordo com o Capitão Aires, os dados referentes à violência contra mulheres em Marau são preocupantes. Em 2022, foram registrados 151 casos; em 2023 o índice subiu para 179 ocorrências e em 2024, até o momento, já são 33 ocorrências registradas.
A Operação foi denominada Átria em razão de ser o nome da principal estrela da constelação chamada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul.
.
Fonte: Departamento de Jornalismo/Vang FM