A Brigada Militar, por meio do Comando Ambiental (PATRAM) de Lagoa Vermelha, constatou crime ambiental durante fiscalização realizada neste domingo, 25 de janeiro de 2026, no interior do município de Água Santa.
A ação ocorreu após o recebimento de denúncia anônima, que relatava possível poluição de curso hídrico, mortandade de peixes e criação de animais sem licença ambiental na localidade de São Caetano. No local, os policiais ambientais inspecionaram três propriedades rurais.
Em uma das áreas fiscalizadas, foi verificada a existência de um galpão e chiqueiro para criação de suínos e bovinos em Área de Preservação Permanente (APP). Conforme apurado, os dejetos dos animais escoavam diretamente para uma sanga, provocando a presença de fezes, urina, mau cheiro e proliferação de insetos, caracterizando poluição do curso d’água e infringindo a legislação ambiental vigente.
Diante da constatação, foi lavrado um Termo Circunstanciado contra o proprietário e responsável pela área.
Em relação à criação de bovinos sem licença ambiental, a equipe constatou que a atividade estava em conformidade com a legislação, uma vez que a quantidade de animais encontrada se enquadra nos limites permitidos.
Sobre a mortandade de peixes registrada nas propriedades citadas na denúncia, a Brigada Militar foi informada de que o fato já havia sido averiguado por uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Técnicos estiveram no local, realizando a coleta de peixes mortos e amostras da água, que serão analisadas para identificação da causa do ocorrido.
A Brigada Militar reforça a importância das denúncias da comunidade e destaca que ações de fiscalização ambiental seguem sendo intensificadas para preservar os recursos naturais e garantir o cumprimento da legislação ambiental no município.
.
Fonte:
COMANDO AMBIENTA - Braço Verde da Brigada Militar
62.981.453 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.