Neste domingo (25/01), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), prendeu quatro homens e apreendeu um adolescente por transporte de pescado e petrechos usados na pesca predatória, em Passo Fundo.
A equipe do 3ºBPAmb realizava patrulhamento quando, na ERS-324, no trecho entre os municípios de Pontão e Passo Fundo, avistou dois veículos que trafegavam juntos, sendo que um rebocava um barco e o outro transportava petrechos de pesca na caçamba. Ao abordarem os veículos, os policiais militares identificaram quatro homens e um adolescente.
Durante a fiscalização dos veículos, foi constatado que, no interior da van, havia 41,200 quilos de peixes, já eviscerados, além de redes de pesca. Na caminhonete, foram localizados diversos petrechos usados na pesca predatória. Os ocupantes relataram que a pesca havia sido realizada na Barragem do Rio Passo Fundo, no município de Pontão, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.
Nenhum dos envolvidos apresentou autorização para a pesca, tampouco para o transporte do pescado. Diante dos fatos, os homens receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O adolescente foi apreendido e também encaminhado à DPPA.
Foram apreendidos um barco de alumínio com reboque; um motor de 15 HP; 21 varas de pesca; 10 linhas de mão; 15 redes de pesca, totalizando 705 metros e 41,200kg de pescado. Os materiais apreendidos foram encaminhados ao 3ºBPAmb, conforme Termo de Apreensão. Os peixes, por estarem eviscerados, foram doados ao Centro de Acolhimento de Primatas e Aves - Primaves, para servirem de alimento aos animais que lá estão acolhidos.
A Brigada Militar reforça a importância do respeito ao período do defeso da Piracema, que segue até 31 de janeiro de 2026, para garantir a preservação da fauna ictiológica e a sustentabilidade dos recursos naturais.
.
Comando de Polícia Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
62.981.673 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.