Pela primeira vez, Tapejara celebra oficialmente o dia da padroeira do município
RELIGIÃO
1.4K

Pela primeira vez, Tapejara celebra oficialmente o dia da padroeira do município

Nossa Senhora da Saúde foi declarada Padroeira de Tapejara pela Lei 4.983/2025, aprovada no início de dezembro

Por Belchyor Teston
30/12/2025 15:33
Compartilhar
        


Tapejara celebra, pela primeira vez de forma oficial, nesta terça-feira (30), o Dia da Padroeira Nossa Senhora da Saúde. A data foi instituída pela Lei 4.983/2025, aprovada no início de dezembro pela Câmara de Vereadores, que reconheceu o título mariano que dá nome à Igreja Matriz de Tapejara como padroeira do município.

A proposta foi formulada pelo Poder Executivo após uma solicitação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, representada pelo Pároco Pe. Carlos Jaroceski; pelo Coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE), Sérgio Pegoraro Júnior; e pelo Coordenador da Comissão Alusiva aos 100 anos da criação da paróquia, Ildo Costella. Em 2026, a paróquia celebra um século de história.

Em um vídeo publicado hoje pela manhã, nas páginas oficiais do Governo na Internet, o prefeito Evanir Wolff (Big) destacou que a medida é um reconhecimento à devoção popular e à história local. “É um momento histórico. Há 100 anos, os imigrantes italianos escolheram Nossa Senhora da Saúde para ser a padroeira de Tapejara. E nós declaramos com ato oficial esse marco histórico. Nada mais justo do que fazer essa linda homenagem a quem tanto no protege e cuida muito bem da nossa querida Tapejara”, afirmou o prefeito.

A história da devoção a Nossa Senhora da Saúde em Tapejara remonta à chegada dos imigrantes europeus por volta de 1913, que trouxeram a fé e ergueram a primeira capela em 1914. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi criada oficialmente em 30 de dezembro de 1926 e, conforme o Governo, foi corresponsável pelo desenvolvimento do município, contribuindo para áreas como a saúde, com a construção do Hospital Santo Antônio, e a educação, com a fundação do Colégio das Irmãs de Notre Dame.

Para o prefeito, a oficialização da data e o reconhecimento de Nossa Senhora da Saúde como padroeira representam a continuidade de um legado de mais de um século. "Cem anos da nossa paróquia. E, nessa comemoração, nada mais justo do que prestar essa linda homenagem. É mais um ato em reconhecimento a Nossa Senhora da Saúde, que tanto significa para os tapejarenses”.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas