RELIGIÃO
779

"Um marco histórico para Tapejara", avalia sacerdote sobre a celebração do Dia da Padroeira

Padre Carlos Jaroceski concedeu entrevista à Rádio Tapejara nessa terça-feira, dia escolhido para comemorar a data

Por Belchyor Teston
31/12/2025 09:36
Compartilhar
        


O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tapejara, Pe. Carlos Jaroceski, considerou um momento histórico e de grande alegria a celebração do primeiro Dia da Padroeira do município, instituído oficialmente no início de dezembro deste ano. De acordo com o sacerdote, a data representa o encontro entre fé, cultura e história, e simboliza os frutos do trabalho iniciado pelos primeiros imigrantes. "A tradição e a cultura que os antepassados trouxeram para cá permanecem vivas. Hoje estamos colhendo esses frutos de fé e dedicação que começaram com eles", destacou.

Tapejara celebrou, pela primeira vez de forma oficial, nesta terça-feira (30), o Dia de Nossa Senhora da Saúde. A data foi instituída pela Lei 4.983/2025, aprovada no início de dezembro pela Câmara de Vereadores, que reconheceu o título mariano que dá nome à Igreja Matriz de Tapejara como padroeira do município.

Em entrevista à Rádio Tapejara, Pe. Carlos lembrou que o reconhecimento por meio de lei ocorreu em um momento especial para a comunidade católica local. "Neste início do centenário da paróquia, se instituiu Nossa Senhora da Saúde como padroeira também do município de Tapejara. Além de ela ser padroeira de toda a paróquia, que abrange muito mais do que o município, era necessário marcar essa história pela questão cultural e por tudo o que isso representa", afirmou.

Ainda segundo o pároco, a devoção a Nossa Senhora da Saúde teve papel fundamental no desenvolvimento de Tapejara em áreas como saúde, educação e espiritualidade. "Quando os imigrantes vieram para cá, não tinham muitos recursos, inclusive para ser atendidos na questão da saúde, que só existia em Passo Fundo. Então, necessitavam de se apegar à fé. Foi a partir dessa fé que construíram a primeira comunidade e, com o tempo, surgiram o hospital, a escola paroquial e as bases para as instituições que temos hoje", explicou.

A primeira celebração oficial da data foi marcada por uma solenidade na Igreja Matriz, realizada na noite dessa terça-feira (30), seguida por uma missa. "Acreditamos que um acontecimento tão importante e tão marcante para toda a comunidade católica e para o município merecia um ato solene, com a presença de todos, para celebrar e agradecer pelas bênçãos de 2025 e projetar esse novo jubileu com fé e esperança", finalizou o sacerdote.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas