O sistema ColorADD, ou “código das cores”, utiliza símbolos para tornar as cores acessíveis, especialmente a pessoas com daltonismo. O governo do Rio Grande do Sul adquiriu licença para aplicar o sistema nos avisos e alertas da Defesa Civil, ampliando a acessibilidade, a inclusão e a proteção da população daltônica, que representa cerca de 3% dos gaúchos.
Atualmente, a emissão de alertas e avisos da Defesa Civil gaúcha conta com uma escala de cores, que estão associadas à severidade dos eventos hidrometeorológicos no Estado.
o verde é utilizado para situações de normalidade;
o amarelo, para alertas moderados;
o laranja, para alertas altos;
o vermelho, para alertas severos;
o roxo para alertas de extremos de ação imediata
A partir de sexta-feira (9/1), os alertas e avisos da Defesa Civil do RS passam a incluir os símbolos do sistema ColorADD, facilitando a compreensão do grau de severidade dos eventos por pessoas daltônicas. A iniciativa amplia a acessibilidade e torna a comunicação de risco mais clara, integrada e alinhada às diretrizes estaduais e internacionais de proteção e redução de desastres.
Maior inclusão, maior proteção
O daltonismo é uma condição visual que dificulta ou impede a distinção de cores, com pelo menos nove variações e três graus de severidade. No Brasil, cerca de 8,25 milhões de pessoas têm algum tipo de daltonismo, sendo aproximadamente 422 mil no Rio Grande do Sul. Na comunicação de alertas e avisos, a dificuldade em identificar cores pode levar à subestimação de riscos. Por isso, a adoção do sistema ColorADD amplia o acesso à informação e reforça a proteção e a prevenção da população daltônica em situações de emergência.
.
Fonte:
Defesa Civil