Câmara aprova projeto que declara Nossa Senhora da Saúde como padroeira de Tapejara
RELIGIÃO
1.8K

Câmara aprova projeto que declara Nossa Senhora da Saúde como padroeira de Tapejara

Denominação mariana já é tida como padroeira da Igreja Matriz do município desde 1926

Por Belchyor Teston
10/12/2025 15:53
Compartilhar
        


A Câmara de Vereadores de Tapejara aprovou, na última segunda-feira (08), um Projeto de Lei que declara Nossa Senhora da Saúde como padroeira do Município de Tapejara e fixa o dia 30 de dezembro como data oficial de comemoração. O texto foi encaminhado pelo Poder Executivo e recebeu parecer favorável de todos os parlamentares.

Ao encaminhar a proposta ao Legislativo, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), defendeu que a medida formaliza a tradição, a devoção popular e a história local. Conforme o documento, o reconhecimento da padroeira é “um ato que mescla fé, cultura e história” e reconhece o papel da santa como "defensora e protetora especial da localidade e de seu povo".

A proposta foi formulada pelo Poder Executivo após uma solicitação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, representada pelo Pároco Pe. Carlos Jaroceski; pelo Coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE), Sérgio Pegoraro Júnior; e pelo Coordenador da Comissão Alusiva aos 100 anos da criação da paróquia, Ildo Costella. Em 2026, a paróquia celebra um século de presença no município.

Devoção remonta ao período de imigração europeia

No documento entregue ao Legislativo, o Governo de Tapejara destaca que a história da devoção a Nossa Senhora da Saúde em Tapejara remonta à chegada dos imigrantes europeus por volta de 1913, que trouxeram a fé e ergueram a primeira capela em 1914. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi criada oficialmente em 30 de dezembro de 1926 e, conforme o texto, foi corresponsável pelo desenvolvimento do município, contribuindo para áreas como a saúde, com a construção do Hospital Santo Antônio, e a educação, com a fundação do Colégio das Irmãs de Notre Dame.

Após a aprovação, o texto foi encaminhado para a sanção do prefeito Evanir Wolff (Big).

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas