Denominação mariana já é tida como padroeira da Igreja Matriz do município desde 1926
A Câmara de Vereadores de Tapejara aprovou, na última segunda-feira (08), um Projeto de Lei que declara Nossa Senhora da Saúde como padroeira do Município de Tapejara e fixa o dia 30 de dezembro como data oficial de comemoração. O texto foi encaminhado pelo Poder Executivo e recebeu parecer favorável de todos os parlamentares.
Ao encaminhar a proposta ao Legislativo, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big), defendeu que a medida formaliza a tradição, a devoção popular e a história local. Conforme o documento, o reconhecimento da padroeira é “um ato que mescla fé, cultura e história” e reconhece o papel da santa como "defensora e protetora especial da localidade e de seu povo".
A proposta foi formulada pelo Poder Executivo após uma solicitação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, representada pelo Pároco Pe. Carlos Jaroceski; pelo Coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE), Sérgio Pegoraro Júnior; e pelo Coordenador da Comissão Alusiva aos 100 anos da criação da paróquia, Ildo Costella. Em 2026, a paróquia celebra um século de presença no município.
Devoção remonta ao período de imigração europeia
No documento entregue ao Legislativo, o Governo de Tapejara destaca que a história da devoção a Nossa Senhora da Saúde em Tapejara remonta à chegada dos imigrantes europeus por volta de 1913, que trouxeram a fé e ergueram a primeira capela em 1914. A Paróquia Nossa Senhora da Saúde foi criada oficialmente em 30 de dezembro de 1926 e, conforme o texto, foi corresponsável pelo desenvolvimento do município, contribuindo para áreas como a saúde, com a construção do Hospital Santo Antônio, e a educação, com a fundação do Colégio das Irmãs de Notre Dame.
Após a aprovação, o texto foi encaminhado para a sanção do prefeito Evanir Wolff (Big).
Jornalismo Rádio Tapejara
62.844.088 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.