Encontro debateu pautas como Reforma Tributária, desenvolvimento econômico e inteligência artificial
Um encontro promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta sexta-feira (28), reuniu em Tapejara prefeitos e lideranças da região para discutir temas estratégicos para a gestão municipal. Realizado no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, o evento contou com a participação de representantes da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR) e da Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA).
O encontro, conduzido pela presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, faz parte da série Famurs em Movimento, que percorre o Estado para fortalecer o diálogo com os municípios. Entre os temas, foram abordados a Reforma Tributária, o desenvolvimento econômico e o uso de Inteligência Artificial na gestão pública.
O prefeito anfitrião, Evanir Wolff (Big), que também é presidente da AMUNOR, celebrou a importância de Tapejara ser o palco do evento. Segundo ele, a iniciativa da Federação de estar no interior do estado reforça o compromisso da FAMURS com as demandas locais. “Traz conhecimento e tecnologia para os municípios, ajudando a enfrentar desafios concretos, como os impactos da Reforma Tributária. Precisamos buscar soluções, capacitar equipes e fortalecer a gestão pública e o setor privado, para que o desenvolvimento continue acontecendo mesmo diante das dificuldades”.
Em seu pronunciamento, a presidente da FAMURS destacou a relevância de ouvir as lideranças municipais diretamente no local onde as decisões se tornam realidade. “A FAMURS não fala só de teoria, falamos da prática e dos desafios reais enfrentados pelos prefeitos, que lidam com demandas crescentes e poucos recursos. Por isso, estar presente aqui, na AMUNOR e na AMPLA, é um compromisso de defender os municípios junto às esferas estadual e federal”.
Em entrevista à Rádio Tapejara, Adriane também ressaltou a força econômica dos municípios da região, marcados pela vocação agrícola. “Os nossos municípios vivem da produção, que sempre enfrentou adversidades como estiagens e endividamento. Por isso, movimentos como esse são fundamentais para ouvir as lideranças e buscar soluções concretas, seja para apoiar os produtores rurais, melhorar a infraestrutura ou avançar em pautas estratégicas”.
O evento também proporciona aos gestores o alinhamento de pautas das administrações locais. “O momento é desafiador, mas com trabalho conjunto e estratégias bem definidas, podemos avançar. Nosso papel é ir além das dificuldades e construir alternativas que atendam às demandas da nossa população,” afirmou Big.
O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, e de lideranças das regiões abrangidas pelo encontro. O deputado federal Afonso Hann e o Secretário Estadual de Articulação dos Municípios, Salmo Dias de Oliveira, também participaram do debate.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.753.692 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.