A Câmara de Vereadores de Tapejara aprovou, na sessão itinerante realizada nesta segunda-feira (15), a criação do Dia Municipal do Vereador Mirim, a ser comemorado anualmente em 23 de outubro. O Projeto de Lei foi apresentado pelos vereadores Verani Bacchi, André Rodrigues da Silva e Everton Rovani, do Progressistas, com apoio das bancadas do PDT e do Republicanos.
De acordo com os parlamentares, a medida tem o objetivo de dar mais visibilidade ao Projeto Vereador Mirim, criado em 2006 a partir de uma readequação do Projeto Prefeito Mirim, fundado 10 anos antes. “É fundamental que as crianças e jovens vivam experiências de práticas democráticas que as ajudem a formar os conceitos de liberdade, solidariedade, coletividade e colaboração”, destaca o texto que acompanha a proposta.
De acordo com o projeto, que recebeu voto favorável de todos os parlamentares, a organização das atividades em comemoração à data será feita pela Coordenação do Projeto Vereador Mirim da Câmara de Vereadores. A proposta menciona, ainda, que a iniciativa tem o objetivo de “estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e de aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática”.
O texto será encaminhado para sanção do Prefeito Evanir Wolff (Big).
Sessão Itinerante
Nesta segunda-feira (15), a Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores foi realizada no restaurante do Parque de Exposições Ângelo Eugênio Dametto, palco das festividades da Semana Farroupilha de 2025 no município. A reunião contou com a participação dos vereadores mirins.
Jornalismo Rádio Tapejara