O governo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Unisinos, firmou um protocolo de intenções para realizar diagnósticos de saúde em motoristas profissionais nas rodovias federais do Estado. A iniciativa visa identificar fatores de risco, prevenir acidentes de trânsito e embasar políticas públicas de saúde e segurança viária.
O protocolo, com validade de cinco anos e possibilidade de prorrogação, prevê avaliações toxicológicas, coleta de dados e ações educativas. A PRF coordenará as abordagens, a SES articulará com os municípios, e a Unisinos será responsável pela capacitação dos pesquisadores e análise das amostras, com apoio de órgãos de fomento.
Desde 2023, ações semelhantes vêm sendo realizadas com caminhoneiros, oferecendo testes rápidos, vacinação, aferição de sinais vitais e exames de saúde. Até agora, 365 motoristas foram atendidos. A nova parceria busca ampliar esse impacto e promover comportamentos mais saudáveis nas estradas.
Nesses comandos, são oferecidos serviços como:
Orientações de saúde
Testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis
Vacinação
Aferição de pressão arterial, glicemia, peso, altura e circunferência abdominal
Avaliação de percentual de gordura corporal e odontológica
Coleta de saliva para análise de substâncias psicoativas
.
Fonte4:
Redação/Ascom SES