Passo Fundo já registra, até o final de agosto de 2025, 18 mortes por Influenza, número superior ao total de óbitos confirmados em todo o ano de 2024, quando foram contabilizadas 17 vítimas. Os dados são do Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, que monitora os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio Grande do Sul.
Do total de mortes neste ano, 15 ocorreram entre pessoas não vacinadas e 13 entre idosos com mais de 60 anos, público considerado de maior risco. No ano passado, das 17 mortes registradas, 14 eram de pessoas que não haviam se vacinado e 15 ocorreram em idosos acima dos 60 anos.
Vacinação
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Marisa Zanatta, em 2025 já foram aplicadas 78.474 doses da vacina contra a Influenza em Passo Fundo. “Entre os grupos prioritários, os números preocupam: a cobertura entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos é de apenas 46,7%, e entre as gestantes chega a 28,3%. A melhor adesão está entre os idosos, com 60,8% de cobertura, ainda abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%”, frisa Marisa.
Em 2024, cerca de 65 mil pessoas haviam se vacinado contra a Influenza em todo o município. Mesmo com o aumento do número de doses aplicadas neste ano, a cobertura vacinal segue considerada insuficiente diante do avanço da doença e do número de hospitalizações.
A coordenadora reforça a importância da imunização como principal forma de prevenção. “A vacina é segura, gratuita e salva vidas. Os dados mostram claramente que a grande maioria dos óbitos ocorre em pessoas não vacinadas. É fundamental que a população procure uma unidade de saúde e esteja com a vacinação em dia”, destaca.
Internações
Em relação às internações, o comparativo mostra um quadro de atenção. Em 2024, Passo Fundo registrou 127 hospitalizações por Influenza, enquanto em 2025 já são 109 hospitalizações até agosto. O número é próximo e evidencia que a circulação do vírus se mantém alta.
Todas as unidades básicas de saúde de Passo Fundo que possuem sala de vacina estão abastecidas com doses contra a Influenza. A imunização está aberta a toda a população e pode ser realizada em qualquer idade a partir dos seis meses de vida.
.
Fonte:
O Nacional
62.407.293 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.