Proposta traça paralelo entre município e instituição
Um projeto em andamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali, de Tapejara, busca resgatar a trajetória e as raízes da instituição por meio de pesquisa, rodas de conversa e produção de trabalhos escolares. A proposta traça um paralelo entre a história do município, que celebrou 70 anos no dia 09 de agosto, e a história da própria instituição, que comemora 60 anos em 2025.
Lançado em junho, o projeto está na fase de rodas de conversa. Os encontros envolvem discussões com o prefeito e a secretária de educação da época da construção do novo prédio da escola, bem como os atuais gestores; relatos de ex-diretores; apresentação sobre a evolução do atendimento à saúde no município; e depoimentos de ex-alunas que atuaram no esporte da instituição.
Em entrevista à Rádio Tapejara, a diretora da escola, professora Márcia Cristiane Benetti, destacou a relevância do projeto. “Eu acho importantíssimo a gente desenvolver esses projetos, resgatando um pouco das nossas raízes. Saber de onde viemos, porque só assim vamos saber para onde a gente quer ir”.
A professora destacou, ainda, que o projeto busca entender como a escola teve início e quem foram as pessoas que fizeram parte da história da instituição. Segundo a profissional, as rodas de conversa revelam "os desafios e as dificuldades que se passavam naquela época", contrastando com a realidade atual dos alunos e professores.
O projeto encerra no dia 26 de agosto, com uma mostra e abraço simbólico à instituição.
Origem da Escola e escolha do nome Giocondo Canali
Um dos temas estudados durante a execução do projeto é a origem da escola e a escolha do nome. Segundo a diretora, a instituição foi criada para atender a uma necessidade específica da época. “Havia um frigorífico próximo ao primeiro local onde a escola funcionou, e os filhos dos funcionários não tinham onde estudar”, explicou.
Giocondo Canali, por sua vez, foi quem doou o terreno para construção da escola.
“Que a gente possa colocar alguma sementinha na cabeça dos nossos alunos. Que eles entendam a importância de conhecer a história de cada um, a história do município em que vivem, da escola que estudam, para que possam pensar no futuro. Porque educação é transformar as pessoas. E eu acredito que, fazendo esses movimentos de reflexão, a gente conseguirá construir novos indivíduos com um grande potencial no futuro”, finalizou a diretora.
O Projeto foi intitulado “Minha cidade tem história: 70 anos do município e 60 anos da escola”.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.321.032 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.