Uma família de Sananduva está organizando uma campanha de arrecadação para custear o tratamento intensivo de reabilitação do pequeno Lucca, que completa cinco meses de vida no próximo dia 28 de agosto. O bebê sofreu complicações no parto e teve uma parada respiratória.
Gabriel Mendes, pai da criança, relata a condição. “Ele nasceu em coma respiratório. Teve uma parada respiratória, apresentava ausência de força de pulmão, tinha líquido no pulmão e estava desacordado”, detalha Gabriel. Lucca precisou ser intubado por 16 dias, teve pneumonia e passou 90 dias internado em duas unidades hospitalares de Passo Fundo.
Conforme o pai, a lesão cerebral decorrente das complicações demanda acompanhamento constante e terapias multidisciplinares. Atualmente, a criança está em Curitiba/PR, onde recebe um tratamento com células-tronco, avaliado em R$ 60 mil. Este tratamento, que a família precisa custear até esta sexta-feira (15), é considerado essencial para a restauração celular, neuronal e auditiva do bebê.
Gabriel observa que Lucca já apresenta melhoras comportamentais com o tratamento, mas ainda tem espasmos e pequenas convulsões oculares. Além disso, os médicos detectaram uma lesão auditiva, que exige a aquisição de um aparelho pediátrico específico, orçado em R$ 36 mil.
“Tudo o que a gente tem feito é para melhorar a recuperação dele, a qualidade de vida dele, e proporcionar a restaurar a saúde dele no que pode ser restaurado”, afirma Gabriel.
Para ajudar, basta acessar o link da Vakinha, clicando aqui.
Jornalismo Rádio Tapejara