Após um domingo (17) de sol e temperatura amena, a chuva voltará a marcar presença no Rio Grande do Sul na segunda-feira (18). A previsão é de que a instabilidade dure até quarta-feira (20) e atinja diferentes regiões, que poderão registrar chuva pouco volumosa e rajadas de vento. Na quinta-feira (21), o tempo firme retornará.
Na segunda, o avanço de uma frente quente será responsável pela instabilidade. A massa de ar se deslocará e provocará chuva que começa no oeste do RS e, ao longo do dia, se espalhará para a Campanha, Centro e Sul. Já no Norte, Serra e parte da Região Metropolitana, a instabilidade será menos intensa, com pancadas ocasionais e de baixo volume. As temperaturas continuarão amenas.
Um ciclone extratropical, que se forma sobre a Argentina, próximo à fronteira com o Uruguai, trará mais chuva para o Rio Grande do Sul na terça-feira. A previsão indica que todas as regiões do Estado poderão registrar pancadas de chuva ao longo do dia e trovoadas isoladas. As temperaturas seguirão agradáveis e o ar quente predominará, sobretudo no Norte.
Entre a noite de terça e a quarta-feira, a chegada de uma frente fria associada ao ciclone provocará mudança na direção dos ventos, que passarão de Norte para Oeste e Sul. A chuva perderá a intensidade gradualmente.
Na quinta-feira e na sexta-feira (22), o tempo voltará a abrir em todo o RS. As máximas subirão em todas as regiões e, em alguns municípios, poderão se aproximar dos 30°C. O meteorologista afirma que os episódios de calor já sinalizam o começo de uma transição para a primavera, que deve começar no próximo mês.
Alerta do Inmet
A chuva de terça pode superar 60mm em algumas regiões gaúchas. Na quarta (20), as rajadas de vento ficam entre 45 e 80 km/h pelo RS, podendo chegar aos 100 km/h no Litoral. Há possibilidade também de tempestade de raios.
Com isso, o acumulado no início da semana em algumas regiões do RS pode chegar a 150mm de chuva, de forma rápida e pontual, aumentando a atenção com alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo iminente, para o vento costeiro no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina, com possível avanço de dunas sobre as construções. As condições devem durar das 18h de terça às 21h de quarta.
62.319.657 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.