Quatro homens e duas mulheres serão julgados pelo Tribunal do Júri por envolvimento na morte de um homem de 33 anos no interior de Tupanci do Sul. O crime foi praticado em maio de 2020, na localidade de Linha Lira, e deixou ao menos mais uma pessoa ferida.
A decisão de encaminhar o caso ao Tribunal do Júri é do juiz da Comarca de São José do Ouro, Dr. Victor Matheus Bevilaqua. O magistrado pronunciou os seis réus neste sábado (09) por entender que há indícios de autoria no crime.
Segundo a Denúncia, apresentada pelo Ministério Público, o crime foi motivado por desentendimentos sobre o uso de água coletiva na comunidade. Na ocasião, os acusados chegaram armados com pedaços de pau, barras de ferro e uma espingarda, agindo em conjunto contra as vítimas.
Alvenir Manfron, conhecido como Gringo, foi atingido por um disparo na cabeça. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, mas morreu quatro dias depois. O irmão dele, que tentou socorrê-lo, também foi agredido e baleado no braço, mas sobreviveu.
Os acusados vão responder por homicídio qualificado consumado contra a vítima fatal e homicídio qualificado tentado contra o irmão. O MP sustenta que o crime foi praticado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, com ação premeditada e coordenada entre todos os envolvidos.
Cabe recurso da decisão.
Jornalismo Rádio Tapejara