O homem que foi flagrado cortando as patas de uma cadela em Caseiros, no último final de semana, teve prisão preventiva decretada pela justiça. A decisão foi proferida pelo juiz Gabriel Pinos Sturtz, da Comarca de Sananduva, durante audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (21).
No despacho, o magistrado recusou o pedido da defesa para que o indivíduo, de 63 anos, respondesse em liberdade. O acusado alegou, durante a audiência, que o animal estava atacando galinhas.
O juiz, no entanto, afirmou, na decisão, que o comportamento do indivíduo configura “perversidade incompatível com os princípios mais elementares de humanidade e convivência civilizada”. O magistrado ainda destacou que o crime revela “desprezo absoluto pela vida e pelo sofrimento do ser vivo”.
O caso aconteceu no último sábado (19) e foi registrado em um vídeo feito por uma testemunha. Nas imagens, o indivíduo aparece sentado com uma faca na mão, enquanto o animal se move no chão com dificuldade. Populares interviram e evitaram que as outras duas patas fossem cortadas também.
O animal, uma fêmea, foi encontrado por policiais militares com as patas dianteiras cortadas, além de ferimentos em uma das patas traseiras e no rabo. Batizada de Anja, a cadela foi operada e permanece em observação em uma clínica veterinária. Segundo a profissional responsável, o animal não voltará a andar.
Jornalismo Rádio Tapejara