As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começaram nesta sexta-feira (17), e vão até 23h59 de 21 de janeiro. Serão 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. O SISU é a porta de entrada para as universidades federais. Passo Fundo tem a UFFS, que conta com o curso de medicina.
Conforme o Coordenador Acadêmico da Universidade, Professor Leandro Tuzzin, o sistema foi criado para complementar o Enem e centraliza todas as vagas das universidades federais. Com a nota do Enem o estudante disputa com os demais uma vaga em uma das instituições do país.
Na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) são 62 vagas par o curso de medicina, sendo 31 no primeiro semestre e 31 no segundo. Além disso, são mais 30 vagas para o curso de enfermagem que inicia em 2025, sendo a novidade para o ano. O acesso para essas vagas ocorre exclusivamente pela nota do Enem, através do SISU. O professor explica que além da nota, alguns critérios são estabelecidos para preencher as vagas. Conforme Leandro, 89% das vagas são para alunos de escola pública. O restante das vagas são divididas entre cotas como para alunos de escola privada, negros, pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência, entre outros.
De acordo com Leandro, a média da nota do Enem para ingressar na medicina deve ficar em aproximadamente 800 pontos. A disputa envolve estudantes do Brasil todo.
.
Fonte:
Uirapuru