Aos poucos, o retorno das operações no aeroporto Salgado Filho, previsto para 21 de outubro, uma segunda-feira, começa a tomar forma. Dois indicativos, das companhias TAP e Aerolíneas Argentinas, antecipados por Zero Hora, já remontam as escalas internacionais com destinos como Lisboa, Buenos Aires, Lima e Cidade do Panamá.
A partir da retomada, a Azul também confirma a manutenção das operações entre a Capital e quatro cidades do interior do Estado. A empresa, que será a primeira a pousar na pista após cinco meses de paralisação, provocada pelo enchente de maio, oferece opções para Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana.
A companhia informa que terá o maior número de viagens diárias no Salgado Filho, com 60 pousos e decolagens. Destes, pouco mais de 20 serão entre Porto Alegre e Campinas (SP), onde a empresa tem o seu maior hub para outros 66 destinos, inclusive internacionais.
Além disso, serão 10 para Congonhas e Guarulhos, respectivamente, seis para Curitiba (PR) e quatro para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), e Confins, em Belo Horizonte (MG).
Ao todo, serão 57 mil assentos semanais, o que representa 78% da operação da empresa antes da interrupção dos serviços, quando realizava cerca de 76 pousos e decolagens diários em Porto Alegre.
Latam
A Latam, que, em maio do ano passado, deu início a uma operação em modelo de codeshare (compartilhamento de voos) com a Voepass para atender aeroportos regionais, não confirma rotas para cidades do interior gaúcho após 21 de outubro. A companhia informa, entretanto, que para os demais destinos do país, as vendas de bilhetes já estão em andamento.
Em um primeiro momento, serão 10 voos diários para três destinos no Brasil. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, quando passará a operar 17 voos diários para cinco destinos domésticos.
A retomada de 100% dos voos na Capital, diz o comunicado, será realizada a partir de 16 de dezembro, quando a concessionária Fraport passará a oferecer de 20 a 22 voos diários para cinco destinos domésticos à empresa. Antes da enchente, a Latam operava 23 voos diários entre Porto Alegre e oito destinos no Brasil.
Gol
A Gol Linhas Aéreas tem operações em quatro bases no interior Estado: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santo Ângelo. No entanto, não há voos entre esses locais e o Salgado Filho, mas sim, conexões diretas com Guarulhos, em São Paulo.
Saindo de Porto Alegre, a empresa terá inicialmente 20 voos diários para destinos nacionais, como os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Galeão. A partir de 27 de outubro, haverá aumento para 34 voos diários, dos quais nove serão entre Congonhas e Porto Alegre, quatro envolvendo o Galeão, três para Guarulhos e um para Brasília.
Em 16 de dezembro, a previsão é chegar aos 40 voos diários no Salgado Filho, em tempo para a alta temporada de verão.
Voos para destinos nacionais confirmados pelas empresas a partir de 21 de outubro
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Curitiba (PR)
Guarulhos (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Destinos internacionais a partir de 21 de outubro com venda de bilhetes sendo realizadas
Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires
Copa Airlines para a Cidade do Panamá
Latam para Santiago, no Chile
Latam para Lima, no Peru
Retorno gradual
Em nota, a Fraport lembra que a retomada dos voos no Aeroporto de Salgado Filho, em 21 de outubro, ocorrerá em pista reduzida em 1,73 km. A capacidade inicial é de 128 frequências diárias, entre 8h e 22h.
As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas.
O aumento de frequências e novos destinos, antecipa a concessionária do Salgado Filho, ocorrerá de acordo com o planejamento de cada companhia aérea. Para 16 de dezembro está prevista a entrega da pista em sua extensão completa, de 3,2 km, além da infraestrutura necessária para a retomada dos voos internacionais.
Critérios para a retomada
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que a Fraport, operadora do Aeroporto de Porto Alegre, elaborou uma declaração de capacidade, considerando o número de voos que podem ser atendidos com a estrutura disponibilizada para o momento da retomada.
Segundo o órgão, a partir do planejamento de malha aérea, cada companhia aérea definiu o número de voos e rotas que pretende operar. A partir disso, de forma coordenada com a Anac, e a partir das decisões de rotas apresentadas pelas empresas aéreas, o planejamento da malha será atualizado.
Esse processo, diz o texto, ocorre conforme a estratégia, o interesse e a disponibilidade das operadoras aéreas, podendo ainda ser ajustado até a reabertura do aeroporto para operações da aviação comercial.
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Fonte:
GZH
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