A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu, nesta semana, uma medida cautelar que impõe limites temporários nas operações de sete aeroportos regionais do país. Entre eles está o Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, que agora ficará restrito a 10 voos comerciais por semana.
Atualmente, as companhias Azul, Gol e Latam realizam 17 voos semanais a partir do terminal passo-fundense. Com a nova determinação, as empresas deverão ajustar suas operações para atender ao limite definido pela Anac.
Segundo a agência reguladora, a decisão foi motivada pelo descumprimento de requisitos mínimos de infraestrutura e segurança operacional, previstos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139. O prazo para que os aeroportos fizessem as adequações necessárias encerrou em 3 de outubro.
Entre as melhorias exigidas pela Anac estão:
- Compatibilização da largura da pista com o tipo de aeronave em operação;
- Manutenção da faixa preparada, que deve estar limpa e livre de obstáculos;
- Delimitação adequada da área de segurança ao final da pista;
- Instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), que auxilia pilotos durante a aproximação para pouso.
Enquanto as exigências não forem plenamente atendidas, os pousos e decolagens deverão respeitar o limite de 10 voos semanais e seguir todas as condições de segurança determinadas pela agência. A Anac destacou ainda que as restrições poderão ser suspensas assim que as melhorias forem comprovadamente implementadas.
Além de Passo Fundo, também foram afetados os aeroportos de Araçatuba (4 voos semanais), Jaguaruna (12), Presidente Prudente (6), São José do Rio Preto (30), Fernando de Noronha (31, com restrições noturnas) e Caxias do Sul (21 voos semanais para aeronaves do tipo 3C).
O Aeroporto Lauro Kortz é o principal terminal aéreo do norte gaúcho e tem papel estratégico na conectividade regional e no desenvolvimento econômico de Passo Fundo e municípios vizinhos. A expectativa é que as adequações estruturais sejam concluídas o mais breve possível, permitindo o restabelecimento integral das operações.
.
Fonte:
Uirapuru
62.845.441 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.