O Governo de Ibiaçá pretende conceder 5,5% de reajuste aos servidores públicos municipais em 2026. O percentual consta de Projeto de Lei encaminhado à Câmara de Vereadores na semana passada e cujo texto está previsto para ser votado nesta segunda-feira (22).
Aplicado aos vencimentos de servidores ativos, inativos, pensionistas, contratados emergencialmente, além de servidores detentores de cargo em comissão, função gratificada e membros do Conselho Tutelar, o índice supera em 1,17 ponto percentual a última previsão para a inflação oficial de 2025. Divulgado nesta segunda-feira (22) no Boletim Focus do Banco Central, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país, está previsto para encerrar o ano em 4,33%.
De acordo com o Governo, o índice proposto corresponde à "média dos Índices de variação do país" e visa reconhecer o trabalho dos servidores municipais. “A medida contribui para a manutenção de um ambiente institucional mais justo e motivador, fortalecendo o compromisso dos servidores com o interesse público e promovendo maior estabilidade financeira”, afirma o documento encaminhado à Câmara.
Para que seja aprovado, o projeto precisa do voto favorável da maioria simples do Plenário.
Jornalismo Rádio Tapejara