Tapejara capacita profissionais para combater abuso sexual de crianças e adolescentes
GERAL
702

Tapejara capacita profissionais para combater abuso sexual de crianças e adolescentes

Atividade foi promovida em alusão à Campanha Faça Bonito

Por Belchyor Teston
22/05/2024 15:32
Atualizado: 23/05/2024 07:45
Compartilhar
        


A prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Tutelar, realizaram, na noite de terça-feira (21) uma importante palestra na sede administrativa da Sicredi Altos da Serra RS/SC. O evento fez parte da Campanha Faça Bonito, dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A palestra, intitulada Escuta Especializada, Fluxo e Acolhimento em Situações de Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi planejada com o objetivo de orientar e conscientizar a população, além de capacitar, mobilizar e sensibilizar a rede municipal e a sociedade em geral para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Especialmente direcionada a profissionais da área da educação e da saúde de Tapejara, como professores, diretores de escolas e creches, monitores, instrutores de atividades e agentes de saúde, a palestra buscou instruir esses profissionais com informações para identificar e lidar com situações de abuso ou violação de direitos.

Josiane Fortes Chapuis, formada em Serviço Social e especialista em Ciências Sociais, foi a palestrante convidada. Atual coordenadora de Proteção Social Especial em Passo Fundo e presidente do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, Josiane compartilhou sua vasta experiência com os presentes. Ela explicou como identificar sinais de abuso ou violência sexual, os procedimentos a serem seguidos, como ajudar as vítimas e esclareceu dúvidas sobre a legislação que rege os direitos da criança e do adolescente.

Além da palestra principal, o evento contou com a participação das conselheiras tutelares Helena de Linhares, Marivania Padilha, Patrícia Bee Stefini, Rosangela Figueiredo e Sintia Sabrina Favreto. Elas falaram sobre as atividades da entidade, números de atendimentos em Tapejara, objetivos do conselho e os procedimentos a serem tomados quando recebem um relato ou percebem alguma diferença no comportamento de uma criança ou adolescente. Explicaram que, nestes casos, deve-se seguir um fluxo específico para garantir a proteção dos jovens. Este procedimento inclui a escuta cuidadosa da criança, a documentação detalhada do caso, a comunicação imediata com as autoridades competentes e a articulação com a rede de proteção, que envolve escolas, unidades de saúde e serviços sociais. A prioridade é sempre a segurança e o bem-estar da criança ou adolescente, assegurando que todas as medidas necessárias sejam tomadas para protegê-los de qualquer tipo de risco ou abuso, incluindo negligência e violação de direitos, sendo um deles o abuso sexual.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (Big); do vereador Paulo César Langaro, representando a presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Bueno Artuzi; da coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Tapejara, Claudia Dall’Igna; da coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Albina Capeletti; da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tapejara (Comdicat), Valéria Lamb; e do representante da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Douglas Zanandrea.

Em suas falas, eles destacaram a importância da Campanha Faça Bonito para disseminar o tema e reduzir os casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes. As autoridades reafirmaram o compromisso do município em promover ações contínuas para capacitar os profissionais e servidores municipais, visando a proteção e o cuidado das crianças e adolescentes da cidade.

O evento também contou com a presença de secretários, coordenadores e servidores municipais que se fizeram presentes para apoiar e reforçar o compromisso da administração municipal com a proteção das crianças e adolescentes de Tapejara.

.

Fonte: ASCOM / Prefeitura de Tapejara




Notícias Relacionadas