Ato na Escola Valeriano Ughini celebra conquista do Ensino Médio para a instituição
EDUCAÇÃO
1.9K

Ato na Escola Valeriano Ughini celebra conquista do Ensino Médio para a instituição

Anúncio foi feito oficialmente na manhã desta quinta-feira

11/04/2024 14:26
Atualizado: 11/04/2024 15:58
Compartilhar
        


A Escola Estadual Valeriano Ughini celebrou, na manhã desta quinta-feira (11), a conquista do Ensino Médio regular para a instituição. Um ato, realizado nas dependências da escola, marcou o anúncio oficial da abertura das turmas finais da Educação Básica.

O evento reuniu professores, alunos e funcionários da instituição e representantes do Poder Público Municipal. Emocionada, a diretora da escola Vania Artuzi Posser destacou o empenho da direção, do conselho escolar e do CPM, e agradeceu pelo apoio do Governo de Tapejara. “Dez anos de luta. Foi uma conquista importantíssima para a escola. Temos que reconhecer que sem o Poder Público não teríamos conseguido. Tivemos muita ajuda do prefeito Big; da Adriana, presidente do Legislativo; da Jaque, coordenadora de educação. E esse carinho pela escola é importantíssimo para nós. Fazia com que a gente acordasse com mais vontade ainda de continuar lutando. Foi feito, sim, muita documentação, muito papel. O nosso processo passava de mil páginas, mas não importa. A gente fez, refez todas as vezes que achou necessário”.

O prefeito de Tapejara Evanir Wolff (Big) também participou da cerimônia. Ele havia feito o anúncio ontem à tarde, durante o evento de escolha das soberanas da Terceira Idade, e concedeu coletiva de imprensa nesta manhã para dar mais detalhes sobre a decisão do Governo do Estado. “Nós trabalhamos muito para que a Tapejara pudesse ter mais uma opção do Ensino Médio. E a Valeriano Ughini é a escola de referência para isso. Desde 2021, trabalhamos juntamente com a direção da escola, com a vereadora Adriana Artuzi, que também esteve junto conosco nessa busca incessante, a nossa secretaria de educação aqui do município. E nós tivemos o sucesso, a conquista, recebendo toda a aprovação, e agora Tapejara podendo ter mais uma opção de Ensino Médio. Nós identificamos que havia uma desistência do aluno. Quando ele terminava o Ensino Fundamental, ele ia buscar uma alternativa de trabalho, uma alternativa de capacitação, e depois, no futuro, fazer o EJA [Ensino de Jovens e Adultos]. E nós não poderíamos permitir que o aluno tão jovem deixasse de estudar frequentemente”.

Conforme a diretora da instituição, a expectativa é de que a turma seja aberta ainda neste ano. No entanto, o processo ainda está em andamento e o início das atividades pode ficar para 2025. “Temos que ir aos poucos. Agora, nós precisamos que esse processo volte para a coordenadoria. E a coordenadoria, então, vai nos dar os primeiros passos para a gente encaminhar. Não podemos garantir que esse ano já tenha [turma aberta]. Mas, para 2025, é 100% certo”.

Vânia salientou, ainda, que a ideia é de que sejam abertas turmas matutinas e noturnas. “A princípio a gente pensa em uma turma de manhã e uma à noite para começar. Isso a gente teve que planejar para colocar no processo, inclusive com o que a gente tem de espaço físico. Recursos humanos nós vamos ter que receber. E agora é aguardar o processo voltar para a coordenadoria e aí seguir em frente”, celebrou.

Atual presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Adriana Artuzi fez parte das negociações pela abertura das turmas. “Acompanhei todo o processo e busquei junto ao Legislativo Estadual auxílio nesta demanda, contato com Conselheiros da educação do estado. Inclusive ontem eu estava na reunião online do Conselho na hora da aprovação. Enfim, fazendo meu trabalho de vereadora de Tapejara”, destacou a parlamentar.

Até então, o Ensino Médio da Escola Valeriano Ughini é oferecido somente na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas