E a nossa região segue por instabilidade climática. Um tornado de pequeno porte atingiu algumas comunidades no interior de Gentil, na tarde deste sábado (11). O fenômeno, registrado por moradores em vídeos, mostra os estragos em algumas propriedades, mas felizmente não há relatos de feridos.
Gabriel Pressi, morador daquela cidade, contou sobre o rastro de destruição, e que teve início à 2km da cidade de Gentil, na comunidade de São Valentin. Ele disse que o tornado fez sua trajetória e atingiu o galpão em uma propriedade vizinha, destruindo completamente a estrutura e causando danos materiais. Ele também relata ter avistado as telhas de zinco a mais de 500 metros da propriedade e que conseguiu filmar de sua casa enquanto o tornado passava. A sua propriedade nada sofreu.
Vinícius Silvestri, familiar da propriedade atingida. Segundo Vinícius Silvestri, apesar de ter destruído o galpão, o vento desviou sua trajetória na hora em que se aproximava de uma casa, evitando maiores danos. “O tornado passou e destruiu o galpão, derrubou, pegou no pinheiro que tinha em torno de 50 anos, arrancou o pinheiro e bem nessa hora, ele trocou de direção porque ele estava indo também em direção a casa da vizinha. Mas aí trocou de direção e foi para outro lado.”, relata Silvestri.
Apesar dos estragos materiais, o morador agradece por ninguém ter se ferido. “Foi triste, mas dos males o menor foi só bens materiais mesmo” relatou Vinícius Silvestri.
Há relatos de mais propriedades atingidas.
Condições climáticas
Segundo a MetSul: “uma frente fria semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo novos episódios de instabilidade, com chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte”.
É importante que a população se mantenha atenta aos avisos meteorológicos e tome as devidas precauções em caso de tempestades.
.
Uirapuru
61.066.580 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.