Zucco anuncia novos nomes e amplia lista de integrantes do futuro governo do RS
POLÍTICA
174

Zucco anuncia novos nomes e amplia lista de integrantes do futuro governo do RS

Entre os novos indicados estão Capitão Martim, Rogério Siqueira, Rafael Orozco e o senador Luis Carlos Heinze

Por Belchyor Teston
30/10/2026 07:54
Compartilhar
        


O governador eleito do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL), anunciou, nessa quinta-feira (29), outros quatro integrantes da equipe que vai assumir o governo estadual em janeiro de 2027. Os nomes foram apresentados durante uma entrevista coletiva no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, onde funciona a chamada Casa do Diálogo, espaço utilizado pela equipe de transição para os encontros e anúncios relacionados à formação do novo governo.

A apresentação deu sequência à primeira rodada de indicações, realizada na terça-feira (27), também no Instituto Caldeira. Na ocasião, Zucco confirmou cinco nomes para o primeiro escalão. Na segunda etapa, foram anunciados quatro responsáveis por áreas do futuro governo, além da indicação de um líder para a base governista na Assembleia Legislativa.

Entre os novos nomes estão o deputado estadual Capitão Martim, para a área de Proteção e Defesa Civil; o general de divisão Rogério Siqueira, para Obras, Logística e Infraestrutura; o procurador Rafael Orozco, para a Procuradoria-Geral do Estado; e o senador Luis Carlos Heinze, que ficará responsável pela articulação de projetos estratégicos vinculados ao gabinete do governador. O deputado estadual Guilherme Pasin foi indicado para a liderança do governo na Assembleia Legislativa.

Durante a coletiva, Zucco voltou a defender a redução da estrutura administrativa estadual. A intenção, segundo ele, é trabalhar com um governo formado por aproximadamente 15 a 20 secretarias, em substituição às cerca de 30 existentes atualmente. O governador eleito afirmou que pretende combinar conhecimento técnico e capacidade de articulação política na escolha dos integrantes da equipe.

Confira os nomes já definidos

• Casa Civil: Leandro Sonne;

• Educação: Roni Miranda Vieira;

• Agricultura e Desenvolvimento Rural: Paulo Herrmann;

• Cultura: Liliana Cardoso;

• Segurança Pública e Sistema Penal: general da reserva Mauro Sinott Lopes;

• Proteção e Defesa Civil: deputado estadual Capitão Martim;

• Obras, Logística e Infraestrutura: general de divisão Rogério Siqueira;

• Procuradoria-Geral do Estado: Rafael Orozco;

• Articulação de projetos estratégicos: senador Luis Carlos Heinze;

• Liderança do governo na Assembleia Legislativa: deputado estadual Guilherme Pasin.

Na área da Segurança Pública, também foi confirmada a permanência do coronel Mário Ikeda como secretário-adjunto. A equipe de transição é coordenada por Leonardo Pascoal.

Conheça um pouco da trajetória dos indicados

Leandro Sonne, indicado para a Casa Civil, é advogado, servidor de carreira do Estado e coordenador da bancada do Republicanos na Assembleia Legislativa. Também atuou como chefe de gabinete de Zucco durante o mandato parlamentar.

Roni Miranda Vieira, escolhido para a Educação, é o atual secretário da área no Paraná. Sua indicação considera a experiência à frente da pasta naquele Estado, que alcançou resultados expressivos nos indicadores educacionais.

Paulo Herrmann, futuro secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, é engenheiro agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas. Foi presidente da John Deere no Brasil e acumula mais de quatro décadas de atuação no agronegócio.

Liliana Cardoso, indicada para a Cultura, é a atual secretária municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre. Sua trajetória está ligada à gestão cultural, ao tradicionalismo e às manifestações populares.

Mauro Sinott Lopes, futuro responsável pela Segurança Pública e Sistema Penal, é general da reserva do Exército. Entre as experiências profissionais, estão a atuação na intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018, e o comando da 3ª Divisão do Exército, em Santa Maria.

Capitão Martim, indicado para a Proteção e Defesa Civil, é deputado estadual pelo Republicanos e capitão da reserva da Marinha. Foi reeleito para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Na nova função, deverá atuar no fortalecimento das ações de prevenção e resposta a desastres.

Rogério Siqueira, escolhido para Obras, Logística e Infraestrutura, é general de divisão do Exército. Tem experiência em projetos de infraestrutura, incluindo trabalhos relacionados à duplicação da BR-116 entre Guaíba e Tapes, além de iniciativas nas áreas de rodovias, ferrovias e aeroportos. A previsão é que passe para a reserva no final de novembro.

Rafael Orozco, indicado para a Procuradoria-Geral do Estado, é procurador desde 2000. É graduado e pós-graduado em Direito e possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua atuação inclui negociações tributárias e recuperação de créditos públicos.

Luis Carlos Heinze, senador pelo Progressistas, ficará responsável pela articulação de projetos estratégicos ligados diretamente ao gabinete do governador. O mandato no Senado termina no final de 2026. A função deverá envolver a integração de iniciativas entre diferentes áreas do governo e a articulação institucional.

Guilherme Pasin, deputado estadual pelo Progressistas, foi indicado para a liderança do governo na Assembleia Legislativa. Reeleito para o Parlamento gaúcho, também foi prefeito de Bento Gonçalves.

A formação do secretariado ainda está em andamento. A equipe deve assumir oficialmente com o início do mandato de Luciano Zucco, em janeiro de 2027.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas