Um indígena foi preso em Tapejara, nesta quinta-feira, dia 29, durante a Operação Diáspora realizada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar conflitos na Terra Indígena Ligeiro.
O indivíduo, de 35 anos, possuia mandado de prisão em aberto.
Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, sendo 19 na Terra Indígena do Ligeiro, em Charrua, seis no município de Tapejara e um na Terra Indígena de Serrinha, em Ronda Alta.
A ação mobilizou 175 policiais e contou com apoio do 3º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. As buscas tiveram como objetivo apreender armas, drogas e mídias relacionadas aos conflitos.
Iniciada em abril de 2026, a investigação apura episódios de expulsão de famílias, confrontos armados, disparos de arma de fogo, lesões corporais e roubos, além de suspeitas de tráfico de drogas, arrendamento irregular de áreas agricultáveis e extração ilegal de madeira.
Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo