Tapejara terá chuva entre a tarde e a noite deste sábado; instabilidade aumenta no fim de semana
CLIMA
113

Tapejara terá chuva entre a tarde e a noite deste sábado; instabilidade aumenta no fim de semana

Previsão indica até 15 milímetros neste sábado e outros 35 milímetros para domingo

Por Belchyor Teston
03/10/2026 04:50
Compartilhar
        


Tapejara deve ter mudança nas condições do tempo ao longo deste sábado (3). A previsão indica sol entre nuvens durante a manhã, mas a instabilidade aumenta no decorrer do dia, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde e chuva mais frequente durante a noite.

A temperatura varia entre 12°C e 26°C, e a previsão aponta acumulado de até 15 milímetros de chuva ao longo do dia. Para domingo (4), são esperados outros 35 milímetros.

A mudança ocorre em meio ao avanço de áreas de baixa pressão que atuam sobre o Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado começa com períodos de tempo mais aberto em boa parte da Região Sul, mas a nebulosidade aumenta durante o dia. À noite, a instabilidade se intensifica e há previsão de tempestades em todo o Rio Grande do Sul.

Para o Norte gaúcho, a atenção é maior para a possibilidade de temporais, com chuva forte, rajadas de vento e granizo. O Inmet mantém aviso laranja de perigo para tempestades no Estado e aponta possibilidade de granizo especialmente no norte do Rio Grande do Sul durante o fim da tarde e a noite de sábado.

Domingo ainda terá chuva e risco de temporais no Estado

No domingo, a instabilidade continua atuando no Rio Grande do Sul. A previsão do Inmet indica chuva e trovoadas no noroeste, norte e leste do Estado, justamente regiões que incluem o entorno de Tapejara. Há aviso amarelo de perigo potencial para tempestades nessas áreas.

Ao longo do dia, porém, a tendência é de enfraquecimento gradual da chuva em parte do Estado. No Norte e no Nordeste gaúcho, ainda podem ocorrer pancadas e trovoadas. As temperaturas também devem cair com o avanço do sistema.

O cenário está relacionado à formação de um ciclone extratropical no litoral da Região Sul entre o fim do sábado e o início do domingo. O sistema deve contribuir para a manutenção da instabilidade e para a ocorrência de chuva e temporais no Estado.

Rios ainda exigem acompanhamento

A nova rodada de chuva ocorre enquanto algumas bacias hidrográficas ainda apresentam níveis elevados após os episódios de chuva dos últimos dias.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou na sexta-feira (2) que a Bacia do Guaíba apresenta tendência de estabilização e declínio. Os rios Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí estavam em queda, enquanto o Jacuí apresentava comportamentos diferentes conforme o trecho.

Na Bacia do Rio Uruguai e na Fronteira Oeste, entretanto, o cenário é mais variável. O SGB apontava pontos com níveis acima da cota de inundação e previsão de novas elevações em trechos como os rios Ibirapuitã e Ibicuí. O monitoramento permanece ativo diante da previsão de novas chuvas.

Outubro deve continuar mais chuvoso no Rio Grande do Sul

A previsão para os próximos dias também está inserida em um cenário mais amplo para outubro. O Inmet projeta chuvas acima da média histórica na Região Sul, com anomalias positivas de aproximadamente 75 milímetros. No Rio Grande do Sul, os maiores excessos são esperados na porção oeste, onde os acumulados podem superar a média climatológica em até 200 milímetros.

Em relação às temperaturas, a tendência é de valores próximos ou ligeiramente acima da média no Estado. O Inmet também aponta a influência do El Niño, que deve favorecer a continuidade de chuvas acima da média no Sul ao longo dos próximos meses. A previsão da NOAA indica probabilidade superior a 90% de ocorrência de um El Niño muito forte no trimestre que inclui outubro.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas