Polícia Civil do RS investiga suposto desvio de recursos em paróquia de Três de Maio
POLÍCIA
55

Polícia Civil do RS investiga suposto desvio de recursos em paróquia de Três de Maio

Por Alessandra Staffortti
16/02/2026 06:31
Compartilhar
        


A Polícia Civil cumpriu, na manhã de sexta-feira (13), um mandado de busca e apreensão na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Três de Maio, no noroeste do Estado. A ação integra a Operação Pecado Capital, que apura um suposto desvio de dinheiro envolvendo um padre da instituição.

Além do endereço em Três de Maio, os agentes também realizaram buscas no município de Giruá, onde o investigado possui propriedades e interesses particulares. Durante a operação, foram apreendidos materiais contábeis que serão analisados.

A investigação teve início após denúncia feita por outro sacerdote da comunidade ligada à Diocese de Santo Ângelo. Em nota, a Diocese informou que o padre investigado foi afastado de todas as atividades pastorais, administrativas e representativas enquanto os fatos são apurados.

Segundo o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Padre Leonardo Envall Diekmann, as acusações são consideradas graves e estão sendo apuradas tanto na esfera civil quanto no Tribunal Eclesiástico.

O delegado responsável pelo caso, João Vittório Barbato, informou que o inquérito já foi instaurado e que a próxima etapa será a análise da documentação apreendida e a oitiva de testemunhas para esclarecer os fatos.

As autoridades não divulgaram detalhes sobre valores ou possíveis responsabilidades até o momento.




Notícias Relacionadas