A Terra Indígena do Ventarra, em Erebango, teve um novo episódio da escalada nos conflitos pela liderança da área na manhã desta sexta-feira (23). Logo no início do dia, a Brigada Militar foi acionada devido a disparos de arma de fogo no local.
Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação sobre a origem dos tiros nem se a ocorrência tinha relação com novos ataques armados. Também não há informação sobre eventuais vítimas dos disparos.
Os episódios de violência na TI, que tem mais de 770 hectares de área, tiveram início ainda no ano passado e são motivados por disputas internas pelo cacicado. Na última terça-feira (20), por exemplo, um grupo de moradores atacou residências ligadas a opositores na disputa pela liderança da aldeia.
Somente em 2025, dois indígenas foram mortos e dois agricultores foram baleados em outras ocorrências no local. Em dezembro, a Força Nacional designou equipes para monitorar a região, mediante portaria assinada pelo então Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski.
Jornalismo Rádio Tapejara