A Câmara de Vereadores de Ibiaçá aprovou, por unanimidade, uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Bibo Nunes (PL), que propõe a inclusão da Romaria de Nossa Senhora Consoladora no Calendário Oficial Nacional de Eventos Culturais e Religiosos do Brasil. A iniciativa foi apresentada pelo Presidente da Mesa Diretora, vereador Keilor Basso.
Para o Presidente, a Romaria de Nossa Senhora Consoladora é "uma das mais tradicionais e significativas manifestações religiosas do município de Ibiaçá e da região norte do Rio Grande do Sul". O texto destaca que o evento, realizado há mais de 70 anos, reúne anualmente milhares de fiéis e peregrinos, e se consolidou como um momento de espiritualidade, devoção e fortalecimento dos laços comunitários. “A Romaria ultrapassa o aspecto estritamente religioso, assumindo relevante papel histórico, cultural e social”, afirma o documento.
Na moção, o Presidente ressalta que a Romaria é um “importante vetor de desenvolvimento, fomentando o turismo religioso, movimentando a economia local e regional e projetando o nome de Ibiaçá para além de suas fronteiras”. A proposta de inclusão da Romaria de Ibiaçá no calendário nacional de eventos é considerada "um justo reconhecimento à relevância dessa manifestação religiosa e cultural, contribuindo para sua valorização, preservação e maior visibilidade em âmbito nacional".
Ao defender a moção em plenário, Basso destacou que a inserção da Romaria no calendário nacional vai ampliar o alcance do evento e torna-lo mais conhecido entre as lideranças políticas brasileiras. “A partir disso, muitas outras possibilidades virão para Ibiaçá. Até mesmo a busca de recursos. Isso engrandece muito o nosso município e faz com que os parlamentares saibam que Ibiaçá tem um evento desse nível, desse porte, e que a gente precisa de recursos para ajudar nesse evento também”, defendeu.
Com a aprovação do Plenário, o documento será encaminhado ao autor do Projeto de Lei, deputado federal Bibo Nunes, e demais parlamentares da bancada gaúcha.
Para acessar a Moção na íntegra, clique aqui.
Fonte: ASCOM / Câmara de Vereadores de Ibiaçá
62.853.475 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.