Tapejara promove Conferência Estudantil para ampliar educação fiscal e engajamento dos jovens
EDUCAÇÃO
244

Tapejara promove Conferência Estudantil para ampliar educação fiscal e engajamento dos jovens

Evento marcou o encerramento do projeto “Valor de Ser Tapejarense” e reforçou a importância da educação fiscal entre jovens

Por Belchyor Teston
19/11/2025 13:25
Compartilhar
        


A Prefeitura de Tapejara realizou, na terça-feira (18), a Primeira Conferência Estudantil de Educação Fiscal, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. O encontro reuniu estudantes dos 8º e 9º anos das redes municipal, estadual e privada e marcou o encerramento do projeto “Valor de Ser Tapejarense”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças em parceria com a Secretaria de Educação e o Instituto Vívere.

O projeto percorreu diversas etapas ao longo do ano, entre elas oficinas nas escolas, atividades práticas, produção de roteiros e gravação de vídeos educativos, além da premiação dos 16 roteiros finalistas. A conferência reuniu todas as turmas participantes para apresentar os resultados, ampliar o debate sobre cidadania e reforçar os conteúdos trabalhados durante as atividades.

As oficinas ocorreram entre agosto e outubro, quando o Instituto Vívere abordou temas como arrecadação, impostos, orçamento municipal e emissão de notas fiscais, utilizando o aplicativo Valoriza Tapejara Digital. Após essa fase, as escolas produziram os roteiros e gravaram os vídeos educativos, avaliados por uma comissão que selecionou os finalistas. As premiações foram entregues diretamente nas escolas entre 31 de outubro e 6 de novembro.

A conferência consolidou o trabalho formativo e aproximou os estudantes da administração pública, promovendo um espaço de diálogo sobre finanças públicas e responsabilidade cidadã. O encontro também favoreceu a integração entre as escolas, que acompanharam a exibição dos vídeos e participaram das demais atividades previstas na programação.

Participaram da abertura o prefeito Evanir Wolff (Big), o presidente do Legislativo, Carlos Eduardo de Oliveira, a secretária de Finanças, Adriana Bueno Artuzi, e a secretária de Educação, Jaqueline Palma. O evento contou ainda com diretores, professores, servidores da Educação, representantes do Instituto Vívere e estudantes das instituições envolvidas.

Durante a programação, foram exibidos os vídeos produzidos pelos alunos, e todas as escolas receberam certificados de participação e um mimo simbólico. Os autores dos roteiros finalistas receberam certificados de vencedores, reconhecendo o esforço e a dedicação no desenvolvimento dos trabalhos.

A conferência também incluiu um diálogo entre os estudantes, o prefeito Big e a secretária Adriana, com perguntas sobre arrecadação, origem dos recursos públicos, funcionamento das secretarias, regras de aplicação dos recursos e importância da emissão de notas fiscais. As questões foram baseadas nos conteúdos estudados ao longo do projeto.

Na etapa final, os estudantes participaram de atividades conduzidas pelo professor Estêvão, com destaque para o Show do Milhão Fiscal, que revisou os conteúdos de forma participativa. As escolas competiram entre si, e a equipe com maior pontuação recebeu um certificado especial.

.

Vencedores dos roteiros do projeto

EMEF Ângelo Posser

* Évelin Fontana Conte e Luana Migon – 8º ano

* Gabriel Richetti – 8º ano

.

EMEF Benvenuta Sebben Fontana

* Emanuelly Cristini Centofante e Manuela Peter – 8º ano

* Matias Gabriel da Silva – 8º ano

.

FAT – Faculdade e Escola

* Davi Martinelli Scuro e Nicholas Colossi Sossella – 9º ano

* Isadora Masetto Gusso – 8º ano e Guilherme Calderan Neto – 9º ano

.

EMEF Giocondo Canali

* Ana Yulia Bacega – 8º ano

* Franlys José Rodrigues Maican – 9º ano

.

EMEF Leonel de Moura Brizola

* Bruno Hoffmann, Kauã Pegoraro – 9º ano, e Luiz Henrique Bordignon – 8º ano

* Emily Nunes de Carvalho – 8º ano

.

EMEF Marieli Andreola

* Alejandro T. Bulritz e José Francisco Gonçalves – 9º ano

* Camila Nicolly Gonçalves Nervo, Rhayssa Zucuni Pinheiro e Sophia Silva – 8º ano

.

EMEIF São Paulo

* Daniel dos Santos Chaves, Djulia Vitória Marcon e Isabela Ubaldo Mascarenhas – 9º ano

* Kauã Rodrigues Leite, Lucas Bernardes Dias Bianchi e Rafael Bernardes Dias – 8º ano

.

EEEM Valeriano Ughini

* Adriel Jarrier Palma de Oliveira, Gabriel Sherer Schons e Matheus Cicchetti Dalzotto – 8º ano

* Gustavo Dalzotto Artuso, Rafael Brollo Negretti e Raul Fernando Colussi Soares – 8º ano

.

Fonte: ASCOM / Prefeitura de Tapejara




Notícias Relacionadas