Formação marca início do ano letivo com foco na valorização e no cuidado aos profissionais da educação
EDUCAÇÃO
71

Formação marca início do ano letivo com foco na valorização e no cuidado aos profissionais da educação

Atividade reuniu cerca de 500 educadores de Tapejara e municípios parceiros

Por Juliano Girardi
19/02/2026 08:00
Compartilhar
        


A Secretaria de Educação de Tapejara iniciou o ano letivo da rede municipal nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, com programação de formação continuada voltada a professores, diretores e demais profissionais da educação. A programação terá continuidade nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.

Tapejara é a anfitriã e promotora da formação, que conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Água Santa, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro. Aproximadamente 500 profissionais participam da programação, fortalecendo a integração regional e a qualificação permanente das equipes pedagógicas.

Somente em Tapejara, a rede municipal de ensino atende cerca de 3.800 alunos. Desse total, mais de 3.100 estão matriculados no Ensino Fundamental, além das turmas de Educação Infantil ofertadas nas escolas municipais e nas creches do município. Os dados evidenciam a dimensão da responsabilidade assumida diariamente pelos profissionais da educação.

Participaram da abertura o prefeito Evanir Wolff (Big), o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), o presidente do Legislativo, André Rodrigues da Silva, a secretária de Educação de Tapejara, Jaqueline Palma, a secretária municipal de Educação de Água Santa, Carla Roselaine Schaefer, a secretária municipal de Educação de Santa Cecília do Sul, Adelides Teresinha Lara Piffer, e a secretária municipal de Educação de Vila Lângaro, Jaqueline Aparecida Seidler.

Durante as manifestações, as autoridades ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelos educadores e reafirmaram o compromisso da administração municipal com a valorização profissional. Também destacaram que o cuidado com a saúde mental do professor é essencial para o exercício da função com equilíbrio e responsabilidade, refletindo diretamente na qualidade do ambiente escolar e no processo de ensino e aprendizagem.

Na oportunidade, foi ressaltado que o município mantém investimentos contínuos na área educacional, com melhorias na infraestrutura das escolas, aquisição de materiais e equipamentos, implantação e atualização de sistemas de ensino, além da oferta permanente de formações e capacitações aos profissionais da rede. As ações visam qualificar o trabalho pedagógico e contribuir para a formação integral dos estudantes.

A palestra da manhã foi ministrada por Tânia Regina de Almeida, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, com 38 anos de atuação na educação. A abordagem tratou da saúde mental do professor e suas aplicações no cotidiano escolar.

No período da tarde, o professor e psicopedagogo Maikiel Luciano Schú, mestre em Educação com ênfase em formação de professores e docente efetivo da SEDUC/RS, conduziu a palestra “Educar requer intencionalidade”, destacando a importância da intencionalidade pedagógica na prática docente.

Em Tapejara, as aulas da rede municipal iniciam na próxima segunda-feira (23).

Por Guilherme Parizotto - Assessoria de Imprensa




Notícias Relacionadas