Nesta sexta-feira (14/11), a Brigada Militar, através das equipes do 3º Batalhão Ambiental (BABM), reforçou as ações da Operação Piracema 2025/2026, em rios e barragens do interior do Estado.
Na Barragem de Ernestina, bacia Hidrográfica do Rio Jacuí, houve patrulhamento aquático e apreendidos 120 metros de redes de pesca, inseridos ilegalmente, no ambiente aquático. Ainda, foram encontradas 21 “boias-loucas” - petrecho artesanal utilizado para a captura de peixes. Durante a remoção das redes, os policiais militares salvaram um pássaro, conhecido popularmente por Biguá, que estava preso ao petrecho.
Já em Três Palmeiras, no lago da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, a equipe do 3º BABM flagrou uma embarcação retirando redes das águas. Os quatro ocupantes do barco a motor não possuíam habilitação para condução náutica. Foram apreendidos 331 metros de redes de pesca e, aproximadamente, 3 quilos de pescado. Os homens foram autuados e responderão pelos crimes. A embarcação foi apreendida, conforme Termo de Apreensão.
Nos municípios de Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro, a equipe do 3º BABM realizou ação de fiscalização na Barragem do Passo Real. Foram apreendidas duas redes de pesca de malha predatória - extremamente nociva à fauna aquática. O homem que estava com o petrecho foi autuado e responderá pelo crime ambiental.
Para garantir o cumprimento da legislação, a Brigada Militar aumentou o policiamento ostensivo e a fiscalização nos rios, lagos, barragens, tendo como objetivo fiscalizar e coibir a prática da pesca ilegal e garantir a proteção da ictiofauna, para garantir que ocorra a Piracema - período de reprodução dos peixes.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
62.706.491 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.