A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou, nesta sexta-feira (14/11), uma Operação de Fiscalização e Combate a Crimes Contra a Fauna Silvestre, em Erechim.
Após receber denúncias, a equipe do 3º BABM inspecionou residências no município e resgatou 10 pássaros silvestres mantidos, irregularmente, em cativeiro. Ainda, foram apreendidas gaiolas e armadilhas artesanais utilizadas na captura das aves diretamente da natureza.
Pássaros silvestres das espécies, popularmente conhecidas como Trinca-ferro, Tico-tico e Azulão foram resgatados e encaminhados para avaliação médico-veterinária.
Em um estabelecimento comercial foram localizadas cinco aves silvestres anilhadas, porém um pássaro conhecido como Azulão estava sem anilha e ausência de comprovação de sua origem. As condições de cativeiro eram inadequadas, com acúmulo de fezes e restos de alimentos. Parte das aves apresentava anilhas incompatíveis com a lista de passeriformes fornecida pelo responsável, violando normas do Consema que exigem a vinculação correta de cada ave à sua lista de plantel.
A fiscalização foi possível graças à participação da comunidade que realizou denúncias. O Comando Ambiental reforça que manter aves silvestres em cativeiro, sem autorização, além de ilegal, contribui para o declínio das espécies, fomenta o tráfico de fauna e compromete o equilíbrio da biodiversidade.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”