A Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) e dez dos dezenove municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) estarão recebendo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o certificado de registro da Indicação Geográfica “Erva-Mate Região de Machadinho”.
A cerimônia oficial de entrega ocorrerá no dia 18 de novembro de 2025, no Centro de Tradições Gaúchas de Machadinho, com programação iniciando às 13h30.
Integram oficialmente a área delimitada pela Indicação Geográfica os municípios de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.
A Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de propriedade industrial que distingue a origem geográfica de um determinado produto ou serviço, protegendo, reconhecendo e valorizando a notoriedade, as qualidades e as características vinculadas a um local.
O reconhecimento comunica ao mundo que certa região se especializou em produzir um artigo diferenciado, único e de excelência.
Além de valorizar o território geográfico, a IG protege a origem do produto, potencializa o turismo, amplia a autoestima da região, melhora os processos produtivos e reafirma a identidade geográfica do território.
.
Fonte:
Tua Rádio Cacique