Posicionamento do órgão estadual foi emitido após publicação de uma matéria pela Rádio Tapejara
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) do Rio Grande do Sul informou que o projeto para a pavimentação da ERS-428, no trecho entre Tapejara e Água Santa, está em fase de conclusão. Segundo o órgão, no entanto, a viabilidade de abertura de licitação da obra ainda precisa ser avaliada junto ao Governo do Estado a partir do ano que vem.
O posicionamento foi emitido pelo órgão estadual após a repercussão de uma matéria publicada pela Rádio Tapejara no dia 30 de outubro. A reportagem abordou um vídeo postado pelo morador de Água Santa Gabriel Rodigheri, em que o jovem denunciava a atual situação da rodovia e questionava as autoridades sobre uma solução para o caso.
No vídeo, Gabriel destacou as dificuldades enfrentadas pela população que utiliza a estrada diariamente e cobrou medidas das autoridades estaduais. “Décadas se passaram e ela continua assim, de chão, poeira, barro e muita promessa. É poeira no verão, barro no inverno e a esperança ficando para trás a cada promessa nova”, desabafou. Ele também convidou o governador Eduardo Leite, que estava na região naqueles dias para a inauguração da ERS-430, a visitar o trecho.
Prioridade, mas depende de recursos
Durante a inauguração da pavimentação da ERS-430, que conecta Tapejara a Charrua, o governador Eduardo Leite afirmou que a pavimentação da ERS-428 é uma das prioridades do Governo Estadual, mas ponderou que a obra dependerá da disponibilidade de recursos e planejamento. A cerimônia foi realizada em 30 de outubro, no dia seguinte à publicação do vídeo.
“Quando um sonho sai da prateleira e vira realidade, outro pode entrar na fila para ser feito. Tapejara a Água Santa é uma das obras que queremos priorizar, e estamos cavando espaço no orçamento para viabilizar esse projeto. Mas não adianta abrir várias frentes ao mesmo tempo. Nosso compromisso é anunciar obras que terão início, meio e fim, sem prometer o que não pode ser cumprido”, afirmou Leite naquela ocasião.
Leite ressaltou que a conclusão da ERS-430 foi resultado de planejamento estratégico e investimentos de R$ 23 milhões. “Obra que se começa é obra que se conclui. Esse é o nosso compromisso. Toda a nossa prioridade para que a ERS-428 seja uma das mais rapidamente incluídas no nosso plano de obras”, finalizou o governador.
Promessa era para 2025
Em março do ano passado, o secretário estadual de logística e transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, afirmou que a obra seria licitada ainda em 2024. Em um vídeo gravado ao lado de representantes políticos de Água Santa, o chefe da pasta já havia mencionado que o projeto estava em andamento e que a estimativa era de que as obras tivessem início em 2025.
A rota contempla um percurso de aproximadamente 11 quilômetros entre Água Santa e o entroncamento com a Perimetral de Tapejara.
.
Confira a nota do DAER na íntegra
“O Daer informa que o projeto para a pavimentação da ERS-428, trecho entre Tapejara e Água Santa, está em fase de conclusão. No início de 2026, após a finalização do projeto, o Daer avaliará junto ao governo do estado a possibilidade de licitação da obra.”
.
Jornalismo Rádio Tapejara
62.766.057 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.