Tapejara mobiliza empresários para adesão ao Cadastur
TURISMO
486

Tapejara mobiliza empresários para adesão ao Cadastur

Sistema do Ministério do Turismo favorece obtenção de linhas de crédito, participação em programas federais e maior visibilidade às organizações

Por Belchyor Teston
04/11/2025 13:49
Compartilhar
        


A Prefeitura de Tapejara, por meio da Coordenação de Turismo, mobiliza os empresários do município a realizarem o cadastro no sistema Cadastur, uma plataforma nacional do Ministério do Turismo voltada para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Atualmente, apenas 11 empresas da cidade estão cadastradas.

“O Cadastur é uma ferramenta nacional que traz legitimidade ao empreendimento e dá visibilidade à empresa”, explica Juliana Caetano, coordenadora de Turismo da Prefeitura. Segundo ela, o cadastro é obrigatório para segmentos como agências de turismo, transportadoras turísticas, guias de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.

Além disso, empresas de outros setores, como bares, restaurantes e lanchonetes, podem se cadastrar voluntariamente para obter benefícios como facilitação de linhas de crédito, participação em programas federais e maior visibilidade. “Ao se cadastrar, o empresário também ajuda Tapejara a receber mais recursos para o desenvolvimento turístico, já que cidades com maior número de registros têm prioridade no direcionamento de investimentos”, afirma Juliana.

Os empresários interessados devem fazer o cadastro no site cadastur.turismo.gov.br.

Tapejara ganha certificação no Mapa do Turismo Brasileiro

Tapejara obteve recentemente a certificação no Mapa do Turismo Brasileiro e foi incluída na Rota das Araucárias. O processo envolveu a criação do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) e a organização de documentações exigidas pela certificação.

“O reconhecimento é importante para que o município tenha acesso a emendas parlamentares e outros recursos que podem fomentar o turismo local. Estamos no início dessa jornada, planejando ações em parceria com o CONTUR e a comunidade”, destaca Juliana.

Turismo Rural

Ainda durante a entrevista, a coordenadora falou sobre o andamento do Curso de Turismo Rural, que está chegando ao terceiro módulo. Ao todo, segundo Juliana, 17 propriedades rurais participam da capacitação, prevista para encerrar em junho do próximo ano.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas