“Halloween é uma festa contrária à fé cristã”, afirma pároco de Tapejara
RELIGIÃO
1.4K

“Halloween é uma festa contrária à fé cristã”, afirma pároco de Tapejara

Religioso apela que fiéis evitem participar de festividades alusivas à data

Por Belchyor Teston
31/10/2025 14:55
Atualizado: 31/10/2025 16:18
Compartilhar
        


O pároco da Igreja Matriz de Tapejara, Pe. Carlos Jaroceski, fez um apelo aos fiéis para que reflitam sobre as festividades de Halloween e evitem aderir a práticas que, segundo ele, vão contra os ensinamentos do evangelho. "Esta é uma festa das trevas, que leva a viver o medo, a fantasia e nos coloca em uma posição contrária à fé cristã. Cristo Jesus é a nossa luz, e os santos e santas são aqueles que vivem na luz, não nas trevas", destacou o sacerdote.

Embora seja amplamente associada a festas, fantasias e diversão, o Halloween tem suas raízes em um festival antigo, celebrado pela civilização celta entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. O evento marcava o fim do verão e a transição para o inverno, período em que, segundo a crença celta, os espíritos dos mortos retornavam à Terra.

O sacerdote foi enfático ao abordar a importância de os fiéis permanecerem firmes na fé e atentos às celebrações que escolhem participar. "Quem recebeu o batismo cristão, quem adere a esta fé e acredita no evangelho, em Jesus Cristo e na ressurreição, não pode aderir a essas outras movimentações que levam na contramão do que Jesus Cristo e o evangelho anunciam".

Pe. Carlos ressaltou, ainda, que o Halloween simboliza uma ruptura com os valores cristãos. "A cor branca é um símbolo da paz, algo essencial para os corações das pessoas. Precisamos permanecer naquilo que nos conduz à verdadeira luz, e não no que nos desvia dessa trajetória".

Uma alternativa de fé e reflexão

Na contramão da festa de Halloween, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde promove, nesta sexta-feira (31), um encontro no Salão Paroquial intitulado "Noite da Paz e da Luz com Jesus". O evento, que acontece na véspera da celebração de Todos os Santos, tem o objetivo de estimular os fiéis a celebrarem os valores cristãos. "Será uma oportunidade para vivermos a esperança, e não o medo ou a fantasia", explicou o pároco.

O encontro acontece a partir das 18h30min, no Salão Paroquial.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas