Já estamos em plena primavera meteorológica
CLIMA
51

Já estamos em plena primavera meteorológica

A estação climatológica começou em 1º de setembro e inclui os meses de setembro, outubro e novembro

Por Alessandra Staffortti
07/09/2025 05:30
Compartilhar
        


Oficialmente, de acordo com o que aprendemos nos primeiros anos escolares, a primavera inicia às 15h19 do dia 22 de setembro. “São as estações astronômicas que marcam o equinócio da primavera, quando o dia e a noite terão exatamente 12 horas”, explica Aldemir Pasinato, analista da Embrapa Trigo. Porém, também há outro parâmetro que é baseado naquilo que vivemos na prática, através do ciclo anual de temperatura, chuva e comportamento do tempo. “É a primavera meteorológica ou climatológica que já está bem caracterizada nesses primeiros dias do mês. Começou no dia 1º e abrange os meses de setembro, outubro e novembro”. Portanto, já vivemos na primavera meteorológica.

Astronômico e climatológico

Se os movimentos que a Terra dá ditam o calendário astronômico, há, também, os limites climáticos que resultam naquelas estações que sentimos na prática. Portanto, a primavera climatológica é caracterizada pelas frentes frias de passagem rápida, dias chuvosos e o sobe e desce da temperatura. Enfim, condições meteorológicas que vivenciamos no momento. E enxergamos nas flores coloridas dos ipês na Avenida Brasil. “As estações climatológicas não seguem os solstícios e equinócios como nas separações astronômicas”, acrescentou o analista. Na divisão meteorológica o verão vai de dezembro a fevereiro, o outono de março a maio, o inverno de junho a agosto e a primavera de setembro e novembro.

Setembro chuvoso

A primavera meteorológica começou chuvosa e teve na quinta-feira 18,4mm até às 15 horas. Com 11mm de terça, os primeiros quatro dias do mês somam 29,4mm acumulados na Estação Meteorológica da Embrapa em Passo Fundo. A média do mês é de 165,5mm. “A frente fria chegou na quinta-feira na região. Depois de 22,4ºC na quarta-feira, a temperatura máxima ficou em 17,4ºC. Para esta sexta-feira os indicativos apontam para uma queda acentuada, com mínima de 6ºC e máxima de 10ºC. Teremos chuvas isoladas e localizadas, céu encoberto e aumento de nebulosidade.

Finde primaveril

O final de semana, de acordo com Pasinato, terá as variantes características da primavera. Esfria, o sol reaparece, esquenta e a chuva retorna. “Sábado, que começa nublado, terá a mínima na faixa de 4ºC e a máxima não passa dos 14ºC. O sol reaparece entre nuvens. Isso porque a massa de ar frio, que ficou com a rápida passagem da frente fria, começa a se dissipar. No domingo, o céu estará parcialmente nublado com sol entre nuvens e a temperatura sobe um pouco. À noite muda, fica nublado e há indicativos de chuva que, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), pode chegar a 10mm de acumulado”.

Próxima semana

Entre altos e baixos da temperatura, a próxima semana começa com um volume considerável de chuva. “Da noite de domingo e na segunda-feira (08), segundo o INMET, teremos instabilidades e a chuva pode alcançar os 20 ou 30 mm na região”. A temperatura sobe um pouco, com prognóstico que fique entre a mínima de 11ºC e a máxima de 20ºC na segunda. Na terça-feira, a chuva deve dar uma trégua, enquanto o termômetro vai de 10 a 18ºC. Depois disso, prosseguem as oscilações de temperatura, entanto o sol volta e a chuva reaparece. É, de fato, primavera!

.

Fonte:

O Nacional




Notícias Relacionadas