Solenidade marca posse da nova juíza da Comarca de Tapejara, doutora Amanda Rodrigues da Gama
JUSTIÇA
2.9K

Solenidade marca posse da nova juíza da Comarca de Tapejara, doutora Amanda Rodrigues da Gama

Evento foi realizado nesta segunda-feira

Por Belchyor Teston
07/07/2025 17:02
Atualizado: 07/07/2025 18:15
Compartilhar
        


Uma solenidade realizada no Salão do Júri do Foro de Tapejara, na tarde desta segunda-feira (07), apresentou à comunidade e a lideranças locais e regionais a nova titular da Comarca, doutora Amanda Rodrigues da Gama. A magistrada, de 38 anos, assume efetivamente as atividades nesta terça-feira (08).

A nova juíza vai ocupar o cargo até então exercido pela doutora Taiele Balardin de Oliveira, que desempenha a função de forma substituta desde janeiro deste ano.

Doutora Amanda assume com mais de 11,6 mil processos em andamento. Em entrevista exclusiva à Rádio Tapejara, a magistrada mencionou o desafio apresentado pela realidade local. “Eu venho de uma Comarca menor, mas o intuito aqui é de dar o nosso máximo. Já tive as melhores referências da equipe do Fórum e, dentro da nossa realidade, o objetivo é entregar o trabalho em um tempo razoável, já que não podemos falar em celeridade por conta do elevado número de processos. Estou animada com o início dos trabalhos e me sentindo desafiada pelas competentes antecessoras. Espero dar continuidade à boa prestação jurisdicional que elas vinham fazendo aqui em Tapejara”.

Amanda Rodrigues da Gama é natural de Pelotas e nasceu no dia 24 de agosto de 1986. Ela é graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e chegou a ser Defensora Pública em Alegrete por cerca de dois anos e meio. Em 2022, ingressou na magistratura e, desde então, exerceu a função na Comarca de Lavras do Sul, na Campanha.

A solenidade contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. A gerente-geral da Rádio Tapejara, Cirlene Lamb Girardi, e o diretor da emissora, Dr Johnny Dorval Zoppas, também prestigiaram o evento.

Redução de processos em andamento

Atual titular da Comarca, a doutora Taiele Balardin de Oliveira agradeceu à equipe e mencionou a redução de 12.648 para 11.636 o número de processos em andamento. Também em entrevista exclusiva à Rádio Tapejara, a magistrada, que agora segue para a Comarca de São Francisco de Assis, destacou a eficiência no trabalho prestado à comunidade. “Foi um período de muito trabalho. De toda forma, tentamos deixar um legado que já vinha sendo construído de redução dos processos, de uma prestação jurisdicional mais eficiente, apesar de ainda termos uma morosidade. Mas com a esperança de uma melhora nos números da Comarca, para que seja prestado um serviço de forma mais eficiente e célere para a comunidade, que merece esse serviço prestado dessa forma”.

A solenidade contou, também, com a presença da Doutora Núbia de Miranda Friás, que atuou em Tapejara até março deste ano. Ambas foram colegas de turma na formação da magistratura.

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas