Santuário de Ibiaçá celebra missa solene da Romaria, presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra
RELIGIÃO
822

Santuário de Ibiaçá celebra missa solene da Romaria, presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra

Evento encerra neste domingo com a bênção final

Por Belchyor Teston
23/02/2025 12:35
Atualizado: 23/02/2025 12:37
Compartilhar
        


Mais um importante momento da Romaria de Nossa Senhora Consoladora foi realizado na manhã deste domingo (23), em Ibiaçá. A missa solene foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo da Diocese de Vacaria, e voltou a reunir fiéis no entorno do altar campal.

Durante sua homilia, Dom Sílvio enfatizou a mensagem do Evangelho e a importância do amor verdadeiro na vida cristã. "A Mãe Consoladora dos Aflitos nos trouxe a sua casa neste domingo, dia do Senhor e dia da família, para ouvirmos Jesus neste Evangelho da Misericórdia. Algumas vezes, ouvindo o Evangelho, temos um impacto forte. Realmente, é um Evangelho de tirar o fôlego, precisamente porque vai ao coração da mensagem de Jesus, que é amor", destacou.

O bispo também fez um paralelo entre a oferta de religiões e a vivência do evangelho. "Estamos hoje num mundo onde não falta religião. Temos muita religião, mas temos pouco Evangelho. Temos muita religião oferecida, negociada e vendida, e pouco Evangelho sendo acolhido e praticado", afirmou.

Dom Sílvio ainda ressaltou que o amor cristão deve ser prático e incondicional. "O amor cristão não é mercadoria, não se negocia em balcão, é gratuidade. Se não for assim, não é amor. O nosso modelo de amor nunca será outro, senão o modelo do Pai, testemunhado pelo Filho", afirmou.

O religioso também destacou o papel de Nossa Senhora Consoladora como modelo de acolhimento e amor incondicional. "Ela aqui acolhe todo mundo, não faz eleição entre puros e impuros, entre dessa religião ou daquela religião, entre aqueles que estão magoados com a igreja ou estão em sintonia com a igreja. Como mãe, nunca fecha a porta a nenhum filho. Todos são bem-vindos. Todos são bem-acolhidos na casa da mãe", afirmou.

Hoje à tarde, às 14h30min, acontece a benção final com o Santíssimo Sacramento. O ato, que marca o encerramento da 73ª Romaria de Ibiaçá, é conhecido pela tradicional benção dos objetos religiosos, da água, das chaves, das plantações, do sal e da saúde com imposição do Santíssimo Sacramento. Também ocorre mais uma procissão com o carro andor.

O tema desta edição do evento religioso é "Com a Mãe Consoladora, peregrinos da esperança".

Jornalismo Rádio Tapejara




Notícias Relacionadas