Nome foi divulgado há pouco pelo Vaticano
O Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como novo Papa da Igreja Católica. O nome foi divulgado no início da tarde desta quinta-feira (08), por volta das 14h no Horário de Brasília (19h no horário local), pelo cardeal Dominique Mamberti.
O novo pontífice, que sucede o Papa Francisco, adotou para si o nome de Leão XIV. Ele foi eleito após dois dias de conclave.
Prevost pertence à Ordem de Santo Agostinho e foi bispo de Chiclayo, no Peru.
Em sua primeira aparição na Sacada Central da Basílica de São Pedro, cerca de uma hora depois de a chaminé instalada do teto da Capela Sistina expelir fumaça branca, indicando que o novo líder da Igreja Católica havia sido escolhido, o religioso lembrou o legado do Papa Francisco e centrou seu discurso na paz.
Emocionado, Leão XIV agradeceu aos cardeais que o elegeram e clamou por uma “Igreja Missionária”. “Agradeço aos irmãos cardeais, que me escolheram para ser sucessor de Pedro e caminhar junto convosco, como Igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça; buscando sempre trabalhar com homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o evangelho e sermos missionários”.
O Santo Padre lembrou, ainda, sua origem Agostiniana – ordem à qual pertence – e afirmou que a Igreja deve estar aberta a receber todos que a procuram. “Podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria que Deus nos preparou. À Igreja de Roma, uma saudação especial. Devemos buscar ser Igreja Missionária, que constrói pontes de diálogo, sempre aberta a receber, como esta praça, de braços abertos, todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor. Queremos ser uma igreja sinodal, que caminha, que busca a paz, a caridade, e que busca estar próxima especialmente daqueles que sofrem. Nossa Mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com sua intercessão e seu amor”, declarou.
Em seguida, Leão XIV concedeu a Indulgência Plenária e se retirou da Sacada Central.
Sobre Robert Francis Prevost
Robert Francis Prevost é um cardeal norte-americano, nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, pertencente à Ordem de Santo Agostinho. Ele se destacou como missionário no Peru, onde serviu por muitos anos e assumiu, em 2015, a liderança como bispo da diocese de Chiclayo, demonstrando envolvimento ativo com as comunidades locais, especialmente em causas sociais e de formação do clero.
Além da experiência missionária, Prevost foi superior geral da sua ordem agostiniana de 2001 a 2013, mostrando reconhecida capacidade de liderança e gestão. Em setembro de 2023, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, que também o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, uma das funções mais importantes no Vaticano, responsável pela escolha e acompanhamento dos bispos em todo o mundo.
Prevost é conhecido por seu perfil conciliador, dedicação à renovação da Igreja, à doutrina católica e sensibilidade pastoral.
Jornalismo Rádio Tapejara
61.969.447 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.