Frigideiras de aço inox passam a sensação de que são um item de uso exclusivo das cozinhas dos restaurantes profissionais. Por não terem uma cobertura antiaderente, parecem mais difíceis de usar. Mas não são.
O segredo para usar uma frigideira dessas está na temperatura do preaquecimento: se estiver baixa demais, a comida vai grudar. Tem que estar no ponto certo.
Para isso, basta fazer o teste da água. É só jogar umas gotinhas na frigideira aquecendo.
“Quando jogar pouca água na frigideira quente e ela evaporar, significa que ela ainda não está na temperatura ideal”, explica a chef Roberta Martire, coordenadora de produto da marca de panelas Royal Prestige.
Já quando ela forma várias bolhas que não evaporam de imediato e ficam “passeando” pela panela, a temperatura está correta e pode começar a fritar seu bife ou ovo,
Nesse momento, dá para usar um pouco de óleo ou azeite para untar a frigideira.
Se formar uma bolha única, a superfície está quente demais e será preciso reduzir um pouco a intensidade do fogo ou a temperatura do cooktop antes de começar a cozinhar.
Essa “dança” das gotinhas de água se chama, em física, de efeito Leidenfrost.
“Quando a frigideira está muito quente, acima dos 200°C, a gota d’água encosta e sua parte de baixo vira vapor, com a gota flutuando acima, sem entrar em contato com a superfície”, explica o professor de física Cássio Barbosa, da FEI. Esse é o efeito Leidenfrost.
E é por causa dele que a comida não gruda na temperatura certa da frigideira de aço inox.
Também fique de olho no tempo de cozimento: frigideiras de inox costumam cozinhar mais rápido em comparação com as tradicionais, por terem um fundo reforçado de metais que aquecem e retêm mais calor.
Cozinhei, grudou, como limpar?
Martire explica que é só encher a frigideira de inox com água e algumas gotas de detergente neutro e ferver por 5 minutos. “Deixe de molho por mais 10 minutos, aguarde esfriar e lave a panela”, conclui.
Se ainda restar muita gordura, lave com água quente.
.
Qual a diferença das frigideiras para as panelas de inox?
A diferença se dá na função: a frigideira tem um perfil mais baixo nas bordas e serve para fritar e dourar alimentos, como bifes, ovos e legumes.
A panela tem as bordas mais altas e é utilizada para outros tipos de cozimento. Se for fritar algo, tem que aquecer do mesmo jeito que a frigideira, senão vai grudar.
“Nas panelas e caçarolas, preparamos alimentos com caldo, ensopados e refogados”, diz a Electrolux, em nota. “Ambos os preparos, exigem atenção quanto ao tempo de preparo e a temperatura do fogão ou cooktop”, afirma a empresa.
Nas panelas, o processo de limpeza é o mesmo.
.
Fonte:
G1
60.934.811 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.