A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa protocolou dois projetos de lei (PL) para atender demandas de movimentos e organizações da agricultura familiar e também para trabalhadores autônomos, Microempresas Individuais (MEIs), Micro e Pequenas Empresas e Economia Solidária no Rio Grande do Sul.
De acordo com o deputado estadual, Edegar Pretto (PT), o crédito emergencial para agricultura familiar, pela importância que esse setor tem e pela situação pandêmica que vivemos. “Além disso, o nosso Estado viveu em 2020, uma das piores secas das últimas décadas e o governador ficou de braços cruzados para o setor”, destacou.
O PL propõe alterar a Lei do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) para incluir operações de crédito realizadas pelas cooperativas, com a garantia de operações de crédito e subsídio em financiamentos patrocinados pelo Fundo - que é uma das principais ferramentas de financiamento de políticas públicas de fomento à agricultura familiar.
Já o segundo projeto, segundo o parlamentar, o projeto consiste em o Estado bancar os juros desse financiamento através de uma lei já existente, aprovada e sancionada no governo Tarso Genro, em 2011. O parlamentar diz também, que o projeto permite desburocratizar o acesso ao crédito, sem precisar comprovar renda ou apresentar avalista. “É o governo do Estado o avalista do financiamento, por meio do Banrisul ou qualquer outro banco ou cooperativa de crédito credenciados para operar o crédito de emergência. Não é algo para daqui um mês ou dois. É um projeto urgente, para salvar agora o funcionamento destes pequenos comércios, pequenos e microempresários que precisam de ajuda da mão pública”, avalia.
Os valores creditados destinam-se à manutenção da renda e ao pagamento de funcionários, aluguéis, energia elétrica, água, telefonia entre outras despesas. O governo fica responsável pelo subsídio dos juros até o limite da Selic. As instituições bancárias que participarem do programa ficarão dispensadas de exigir um conjunto de certidões negativas.
Jornalismo Rádio Tapejara
61.547.457 de acessos desde 2009
Direitos Reservados. Desenvolvido por Impar Agencia Web.