Assembleia aprova PLs que garantes reforço do IGP no interior do RS
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
749

Assembleia aprova PLs que garantes reforço do IGP no interior do RS

Por Alessandra Staffortti
01/05/2025 07:42
Compartilhar
        


A Famurs celebra a aprovação, por unanimidade, dos projetos, que tramitavam em regime de urgência, e que garantem o aumento de recursos humanos para o Instituto-Geral de Perícias (IGP). “Esse é mais um avanço importante para a segurança pública dos municípios”, afirma o presidente Marcelo Arruda.

Os Projetos de Lei 96/2025 e 97/2025 foram aprovados na tarde desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa RS. Com 52 votos favoráveis, agora cabe ao governador sancionar e autorizar as contratações pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período.

O PL 96/2025 autoriza o Executivo a contratar, em caráter emergencial e por prazo determinado, servidores para o IGP. Da mesma forma a aprovação do PL 97/2025 autoriza a contratação, em caráter emergencial, de 22 peritos médico-legista e 16 auxiliares de perícias. Os servidores vão ser distribuídos nos municípios de Rio Grande, Frederico Westphalen, Erechim, Santa Rosa, Alegrete, Uruguaiana, Camaquã, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha, Três Passos e Bagé.

Esse reforço no efetivo do Instituto-Geral de Perícias é uma demanda antiga do interior do RS, onde muitas estruturas do IGP são mantidas com apoio direto das prefeituras, Consepros e associações regionais de municípios.

O resultado de ontem no Plenário da ALRS é fruto de uma articulação da ACCIE, AMAU, CODER, CONSEPRO e Famurs. A mobilização resultou na consolidação dos PLs do executivo e na votação dos parlamentares. “Estamos trabalhando nesta pauta desde outubro do ano passado. E como entidade agradecemos o governador, Eduardo Leite, e o secretário-chefe da Casa Civíl, Artur Lemos, e todas as entidades que se dedicaram para alcançarmos essa vitória que vai refletir diretamente na vida dos gaúchos”, destacou Arruda.

Com o reforço de pessoal, as unidades do IGP dos 10 municípios contemplados poderão funcionar de segunda a sexta-feira, garantindo mais agilidade nos atendimentos. A Famurs espera que em breve o Governo do Estado dê sequência às contratações para que o quanto antes o efetivo possa dar suporte ágil em momentos extremamente sensíveis para as famílias, como a perda trágica de um ente querido.

.

Fonte:

Famurs




Notícias Relacionadas