A nova Cadeia Pública de Passo Fundo deve começar a receber os primeiros detentos entre outubro e novembro deste ano. A transferência será realizada de forma gradual, conforme a estrutura for sendo concluída e as vagas forem disponibilizadas. Localizada às margens da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho, a unidade está com 92% da obra concluída.
Os trabalhos estão concentrados atualmente nos acabamentos do prédio, incluindo instalações elétricas, pintura e colocação de revestimentos. A ocupação gradual deverá permitir a transferência de presos de outras unidades que estão com a capacidade acima do limite, além do recebimento de pessoas que ingressarem no sistema prisional por meio de novas prisões e mandados judiciais.
A estrutura terá capacidade para cerca de 800 pessoas privadas de liberdade, distribuídas em aproximadamente 100 celas e quatro módulos de vivência. O complexo também contará com setores administrativos, atendimento de saúde e educação, áreas de revista, espaços para trabalho e reciclagem, cozinhas, canil, alojamentos para servidores, hortas internas e estação própria de tratamento de esgoto.
A unidade está sendo construída em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados, com investimento de R$ 125 milhões. Cerca de 170 a 180 policiais penais deverão atuar no local, com o quadro sendo ajustado conforme a ocupação e a necessidade operacional.
.
Fonte:
Uirapuru