Programa incentiva empreendedorismo e gestão para as mulheres do campo em Ibiaçá
AGRICULTURA
702

Programa incentiva empreendedorismo e gestão para as mulheres do campo em Ibiaçá

O projeto é idealizado pelo SENAR/RS

06/11/2023 12:30
Compartilhar
        


Em outubro, ocorreu a conclusão do Programa Mulheres em Campo, que se estendeu ao longo de cinco meses na comunidade de Santa Teresinha, situada no interior de Ibiaçá.

Este programa, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, tem como objetivo principal despertar o interesse pela gestão e, por conseguinte, promover um maior protagonismo feminino na administração das empresas rurais. O programa visa encorajar o empreendedorismo e a gestão das mulheres em suas propriedades rurais.

No âmbito municipal, a Secretaria de Agricultura e Rural de Sananduva prestou seu apoio à iniciativa, que contou com a instrução da professora Emanuele Beck e envolveu a participação de 15 mulheres da comunidade. O projeto engloba cinco módulos distintos, sendo o último deles focado no desenvolvimento pessoal.

Ao longo dos encontros, as mulheres participantes se envolveram em discussões, dinâmicas, atividades em grupo e individuais, além de interações com suas próprias famílias. Também foram incluídos estudos de caso e outras formas de exposição, visando a maximizar a eficácia do aprendizado. O depoimento de uma das alunas do programa destaca que ela começou a aplicar os conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia de aula, lá em maio.

A cerimônia de encerramento aconteceu na Vila Trentin, local de interesse turístico em Erechim, que muitas das participantes ainda não haviam tido a oportunidade de conhecer, e tem como proprietária Marli Trentin Shirman. Junto com a família, há 15 anos, ela gerencia o local que serve comidas típicas italianas, tem pousada e um local para eventos externos.

A Secretária de Agricultura, Andrieli Balansin, destaca que para o próximo ano já estão sendo planejadas turmas adicionais em outras comunidades, a fim de expandir o alcance do Programa e beneficiar mais mulheres.

Caso algum membro da comunidade manifeste interesse em participar deste Programa ou de qualquer curso oferecido pelo SENAR, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para esclarecer dúvidas e obter informações adicionais, através do telefone: (54) 3374-1114.

Fonte: Prefeitura de Ibiaçá




Notícias Relacionadas